O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) reinaugurou o Centro de Documentação Histórica de Santos (CDHS), no dia 30/10, durante o 20º Encontro Anual do Proler/BS /Unisanta.  Uma das obras mais antigas é A planta de Santos, de Saturnino Rodrigues Brito, de 1915, mostrando os canais de Santos.

O objetivo do Centro, situado na Biblioteca Central, no bloco M, na Unisanta, é reunir, preservar, divulgar e valorizar as obras de escritores da Baixada Santista e livros que relatam a história da região. Trata-se de um espaço de aprendizagem e pesquisa para a comunidade, firmando o papel da Universidade nos pilares da pesquisa, ensino e extensão.

O acervo, formado por 327 títulos, é dividido nas seguintes coleções: Família Teixeira; Martins Fontes; Rui Ribeiro Couto; Literatura Brasileira e poesias e História da Baixada Santista. As obras somente podem ser consultadas no local, para visitas monitoradas, com um funcionário para expor os itens do acervo, com agendamento pelo telefone (13) 3202-7134.

A Coleção História da Baixada Santista é composta por títulos sobre a história da região em suas diversas vertentes como artes, arquitetura, saneamento, economia e política.

A Coleção Família Teixeira é um acervo composto por livros de autoria da Família, com obras de destaque como o do fundador da Universidade, Milton Teixeira: Ribeiro Couto: ainda ausente, de 1982 e B. Calixto: imortalidade, de 1992. O acervo conta também com os livros: Viva Pagu: fotobiografia de Patrícia Galvão, de 2010, da presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira; Identidade e Poder na Universidade, de 1998, de Sílvia Ângela Teixeira, Reitora da Universidade; e com o livro de Marcelo Pirilo Teixeira, pró-reitor administrativo, Revolution 9: Renata Agondi, de 2004.

A Coleção Martins Fontes contém obras sobre o autor e do autor. José Martins Fontes nasceu em Santos, no dia 23 de junho de 1884 e foi médico, poeta e tradutor brasileiro. É considerado um dos dez melhores poetas na língua portuguesa. Algumas obras de destaque da Coleção: Uma alma livre, de Penteado Jacob, de 1968 e Martins Fontes: cavaleiro do amor, cavaleiro da arte, cavaleiro do ideal, de 1942, com autoria de Jaime Franco.

A Coleção Rui Ribeiro Couto é composta por obras do escritor e livros sobre ele. Rui Esteves Ribeiro de Almeida Couto nasceu em Santos, no dia 12 de março de 1898. Conhecido como Ribeiro Couto, o autor foi jornalista,magistrado, diplomata, poeta, contista e romancista brasileiro. Foi também membro da Academia Brasileira de Letras desde 28 de março de 1934 até sua morte. Algumas de suas obras são destaques da coleção como Prima Belinha, de 1957 e Sentimento Lusitano, de 1961.

A Coleção Literatura brasileira e poesias é a produção literária dos escritores da Baixada Santista, com autores como Luiz Gonzaga, Alca de Sant´Anna, Regina Alonso, Madô Martins, Sergio Willians, Elaine Saboya, entre outros.

O horário de funcionamento da Biblioteca Central é de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h45, e aos sábados, das 8 horas às 11h45.