SARAU - convites online - 2016Nesta quinta-feira (2/06), às 20 horas, no Consistório, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentará um espetáculo com o tema: “Uma Condessa, Uma Cigana, e O Amolador de facas”, em que homenageia os precursores do Rádio santista, com acento especial à artista vicentina Ivani Ribeiro, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento.  A apresentação faz parte do projeto “Sarau Entre Livros”, desenvolvido pelas Bibliotecas Integradas da Universidade.

O professor Gilson de Melo Barros, também diretor do espetáculo, conta a história de Vilma Simone, de família nobre italiana que, já em idade adulta, em delírios febris, acreditando ser Ivani Ribeiro, relembra seus momentos de ascensão (anos 30 e 40 do século passado) pelos corredores das rádios santistas. Em sua imaginação. Ela se depara com os grandes astros da época, precursores da radiodifusão, e estrelas da nossa história regional, como Rosinha Mastrângelo e Dindinha Sinhá.

Em tom cômico, acentuado pela tônica melodramática adotada pela montagem, segundo Melo Barros o espetáculo convida a uma reflexão “sobre os limites entre a sanidade e a loucura, trazendo em si signos que possam nos remeter tais circunstâncias, como os apontados pelos figurinos que alardeiam as paixões barrocas de Arthur Bispo do Rosário, as interpretações cubistas dos atores a se perder em labirintos urbanos, a maquiagem em tons de farsa criada pelo artista Fernando Pompeu, e a quase ausência de diálogos, tão presente nestes nossos tempos intolerantes”.

O Sarau entre Livros faz parte das atividades culturais desenvolvidas pelo SIBi-Unisanta e ocorre mensalmente através de poesia, música, cinema, teatro e intervenções artísticas, sempre abertas ao público.

Elenco – Silvio Roupa (77), Lindalva Parolini (71), Silvio Pinto (64), Gabriela Santana (42), Bárbara Brawn (27), Daniel Sette (24), Tale Ordakji (18) e Izabelle Aparecida (17).

Maquiagem – Fernando Pompeu (52); Fisiologia do movimento – Arlaine Gomes (53); Direção – Gilson de Melo Barros (61).