A obra foi indicada para o Prêmio Jabuti de 2004

O médico pediatra e sanitarista Ruy Pupo Filho, titular da Cadeira de Pediatria da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), lança o livro Como educar seus filhos, no dia 18 de março, às 21 horas, no Consistório da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 255. A obra foi indicada ao Prêmio Jabuti de 2004, na categoria Melhor Livro de Educação, Psicologia e Psicanálise.
Com o livro, lançado pela Editora Alegro e UNISANTA, o autor propõe “uma nova postura para a família”, lembrando que o mundo mudou e a escola, a sociedade e as famílias hoje são muito diferentes do que eram há poucos anos.
“Com isso, pais e mães ficam perdidos, não sabem como educar os filhos”, afirma. “Trabalhando fora em longas jornadas, os pais tentam compensar a ausência. Tornam-se permissivos, enchem as crianças de presentes”.
“Temendo, sem razão, criar uma criança rejeitada, criam uma mal-educada”, alerta Ruy Pupo. A proposta do pediatra é educar “primeiramente os pais, e, a partir daí, mostrar que é realmente possível educar bem um filho”.
Essa tarefa não é tão difícil quanto possa parecer, segundo Pupo. Ele se fundamenta em sua experiência profissional de quase dois anos em consultório, berçário e terapia intensiva neonatal. Lançou ainda Manual do Bebê, em 2002, que está na quarta edição e Síndrome de Down, de1997.
Pós-graduado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de S. Paulo, em 1982, ocupou diversos cargos na administração de serviços públicos de saúde. Foi eleito Pai do Ano pela Revista Cláudia em 1995 e Gente que faz, em 1997, por sua militância em defesa dos direitos de crianças especiais. Também por eleição, presidiu o Conselho Municipal de Saúde de Santos por duas gestões, de 1994 a 1998.