O filme Rosinha Sinhá, dirigido pelo professor Gilson de Melo Barros, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi selecionado para o Festival Curta Santos, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo, e que será realizado de 26 a 29/09. O filme homenageia a jornalista e escritora Rosinha Mastrângelo e a rádio-animadora Alayde Camargo (Dindinha Sinhá), que se destacaram nas décadas de 40 e 50 como precursoras da rádio em Santos e estimuladoras de novos talentos. Elas trabalharam na Rádio Clube, pioneira na cidade, e na Rádio Atlântica.
A captação, finalização e edição de Rosinha Sinhá foram feitas no Laboratório Integrado da Comunicação da Universidade. Gilson entrevistou cantores e locutores hoje veteranos, que conheceram Rosinha e Dindinha quando eles eram crianças ou muito jovens. Entre os depoimentos colhidos estão os das cantoras Aline Silva, Mirna Lopes e Neuza Boturão, a locutora Oneyde March (que ainda trabalha na Atlântica), o cantor Henrique Casillas, chamado de Pequeno Celestino, numa alusão ao cantor de voz possante e ídolo na época, Vicente Celestino. O crítico de arte e jornalista Roberto Peres, além de ouvintes, são outras pessoas entrevistadas.
Rosinha Mastrângelo produziu vários programas de rádio, escreveu crônicas e apoiou o teatro. Entre os programas mais famosos, estava A Hora da Ave Maria. Dindinha produzia e dirigia o Teatrinho de Brinquedos, onde apresentava o que Gilson chama de “núcleos de experimentação”, para descobrir talentos, que se apresentavam no Teatro Coliseu e no Teatro Municipal. Os pequenos calouros, alguns de 4 e 8 anos na época, aparecem no filme, hoje adultos, dando depoimentos.
Gabriel Gabrieleschi faz a locução de Dindinha Sinhá. Na ficha técnica estão ainda os ex-alunos de Educação Artística Mariswaldo Sciascio e Yara Peres, responsáveis pela produção, e Idefonso Torres, que fez a cenografia. Os alunos Rafael Miramoto, Rogério Beryn e Wilson Venturini trabalharam na iluminação. Na pós-produção trabalha o aluno de jornalismo Dilceu do Amaral.
Gilson leciona Teatro, no Curso de Artes Plásticas, Expressão Gráfica, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Cultura Brasileira no Curso de Jornalismo da UNISANTA.