A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, marcado em todo dia 18/5. A iniciativa é do Instituto Nacional de Museus (IBRAM) em parceria com instituições de todo o Brasil. Neste ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas e culturais promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.

Aqui em Santos, a Semana acontece com a participação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio do Espaço Cultural Unisanta e do curso de Pós–Graduação em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação.

Um dos destaques da programação é o lançamento de uma edição especial da Revista Ceciliana digital, com o tema Patrimônio Cultural, Memória e Preservação.  A revista conta com 14 artigos, além de relatos de experiência, formas visuais, textos opinativos e contos desenvolvidos por alunos e professores do Curso de Pós-Graduação da Unisanta.

Para a coordenadora do curso, a Prof.ª Dra. Ana Kalassa El Banat, a preocupação com a preservação da memória é tão antiga quanto a nossa história enquanto civilização. Nesse contexto, as transformações culturais, mesmo as mais sutis, podem tornar-se inquietantes.

“Essa revista apresenta o resultado parcial de pesquisas realizadas por alunos e professores e demonstra a vasta gama de interesses, problemáticas, hipóteses e resultados desse processo do pensar a cultura, reforçando ainda mais nossa percepção sobre a necessidade constante de nos debruçarmos sobre esse campo de conhecimento, questionando seus saberes, suas formas e suas forças”, destaca Ana.

Programação – A abertura aconteceu ontem, 14/5 (segunda-feira), com a mesa-medonda A Leitura de Imagem como proposta para valorização do patrimônio artístico local, com a Prof.ª Ana Paula Silva, a Prof.ª Ms. Márcia Santtos e a Prof.ª Dra. Maria Emília Sardelich. A mediação da mesa foi da Prof.ª Dra. Ana Kalassa El Banat, no Consistório da Unisanta.

O lançamento da Revista Ceciliana aconteceu no dia 17/5 (quinta-feira), com a abertura da Exposição do Grupo de Gravura Mariana Quito, no Espaço Cultural Unisanta – Galeria de Arte, no térreo do Bloco M.

Na sexta-feira, dia 18/5, às 19h30, será ministrada a Palestra A salvaguarda e a organização de acervo para preservação do patrimônio arqueológico local e a visita guiada ao Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas (CERPA), com o Prof. Pós Dr. Manoel Gonzalez, na Rua Ana Pimentel, 12 – Ponta da Praia.

As atividades até o dia 18/5 são abertas a todos os interessados pelos temas discutidos e para o público em geral, com entrada franca.

Encerrando a semana, os alunos da Unisanta participarão da Oficina Preservação, Conservação e Restauro de bens culturais em suporte papel, no dia 19/5, das 9h30 às 17h30, com Kamila Fernandes Vasques e Thiago de Melo Antunes, na Sala de Gravura, no Bloco D, 5º andar, da Unisanta, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 266.

Fotos do evento

Com o consistório lotado, as convidadas para mesa redonda A Leitura de Imagem como proposta para valorização do patrimônio artístico local, a Prof.ª Ana Paula Silva, a Prof.ª Ms. Márcia Santtos e a Prof.ª Dra. Maria Emília Sardelich empolgaram o público com as suas explanações.

Professores, alunos e convidados no Lançamento da Revista Ceciliana sobre Patrimônio Cultural, Memória e Preservação e abertura da Exposição do Grupo de Gravura Mariana Quito, no Espaço Cultural da Unisanta.