A convite do Centro Cultural Português de Santos, a reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sílvia Teixeira Penteado, fez a saudação comemorativa aos 118 anos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em solenidade realizada no dia 10 de junho, na sede da entidade.

Na ocasião, o público pôde ver as instalações restauradas da sede cultural da entidade, com destaque ao Salão Camoniano e ao novo teatro, em fase final de reformas, com capacidade para 323 pessoas, na Rua Amador Bueno, 188. O comendador José Duarte de Almeida Alves, presidente do Centro Cultural Português e membro do Conselho das Comunidades Portuguesas em Santos, foi o anfitrião da festa.

As profundas ligações da família Teixeira e da Unisanta com a colônia portuguesa foram os motivos da escolha de Sílvia Teixeira Penteado para ser a oradora do evento. Almeida Alves lembra a expressividade da presença portuguesa em Santos, maior colônia brasileira de imigrantes portugueses e seus descendentes. São 38 mil imigrantes registrados no consulado e 90 mil, entre portugueses e seus descendentes.

A Reitora menciona os intercâmbios da Instituição feitos com as Universidades de Coimbra, do Porto, da Ilha da Madeira. E as visitas, a Santos, do Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Manuel da Silva Rebelo e do presidente da Câmara daquela cidade, Carlos Encarnação, em 2001, por ocasião do convênio de cooperação científico-cultural comemorativo aos 500 anos da descoberta do Brasil. Outras visitas ilustres recebidas no Centro Português foram as do ex-presidente Craveiro Lopes e do ex-primeiro ministro Cavaco Silva, em 1957.

As primeiras viagens internacionais da equipe de natação da Unisanta foram para Portugal e Espanha, em 1973, chefiadas pelo saudoso fundador e patriarca Milton Teixeira. “Nossas afinidades culturais e familiares com Portugal são muitas, razão pela qual muito nos honra o convite para sermos a oradora de uma data tão especial”, afirma Sílvia.

A primeira viagem da Unisanta levando um contingente de professores e alunos ao norte de Portugal, em Braga e outras cidades, foi em 1981. Na oportunidade, foram feitas apresentações e palestras que integraram ainda mais a Universidade de Braga e a Universidade Santa Cecília.

Foi no Centro Português que foi lançado, em 10 de junho de 1982 (dia comemorado internacionalmente como o Dia de Portugal), o livro Ribeiro Couto ainda ausente, de Milton Teixeira, lembra a reitora. Esse livro recebeu o Prêmio Joaquim Nabuco, da Academia Brasileira de Letras.

Além da sede cultural no centro de Santos, a atual diretoria do Centro Cultural Português está empenhada em ampliar sua sede social, na Avenida Ana Costa, 290.