Quatro anos depois de registrar em fotografia e vídeo cenas e situações do cotidiano das pessoas que vivem em cidades como Santos, São Paulo e Buenos Aires, o jornalista e videomaker Eduardo Ricci expande seu projeto, ultrapassando fronteiras e chagando à Europa.

Com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ricci irá desenvolver seu projeto nas cidades europeias de Roma, Paris, Madri e Lisboa. “Escolhi a Europa pelo momento que o continente está passando, resultado de instabilidade econômica e política, principalmente”, disse o coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta.

O projeto Verticidades tem o objetivo de retratar o mundo a partir das esquinas. De acordo com o autor, a ideia é aguçar o olhar das pessoas sobre o que está acontecendo no mundo. “Meu desejo é dar a volta ao mundo, captando as esquinas em cidades emblemáticas”, revela Ricci.

Assim que retornar da viagem, ele pretende se debruçar na produção de uma exposição videofotográfica; um espetáculo multimídia, em que as imagens serão editadas em tempo real e irão interagir com uma performance; além da produção de um livro multimídia do ensaio fotográfico.

Toda a experiência adquirida durante um mês de viagem será passada aos alunos do curso livre “Estação Audiovisual”, promovido numa parceria entre o Cineclube e o Fórum da Cidadania. Em sua terceira turma, o curso é uma iniciação aos principais conceitos da linguagem e estética do cinema e do vídeo e suas interações com a artemídia.

A proposta é trabalhar aspectos formais e informais das imagens cinematográficas e videográficas, além de fazer análises da imagem audiovisual por meio de práticas com câmera na mão. É nesse contexto que Ricci acredita poder utilizar nas aulas o material captado no exterior, bem como mostrar aos alunos as possibilidades de criação de produtos audiovisuais por meio de novas tecnologias que permitem transmitir imagens e sons em formatos diferentes.

Quando retornar, ele pretende ainda desenvolver com o grupo a produção de curtas-metragens, tendo as ruas e os cruzamentos como cenário. “A ideia é exibir nas próprias ruas o que for produzido pelos alunos, buscando sempre mostrar temas ligados à cidadania. Para isso, faremos uso de uma ferramenta tecnológica que permite a exibição em ambientes abertos”, revelou.

Todo esse trabalho, acrescenta Ricci, irá contribuir com aqueles que desejam participar da 7ª edição do CiNEME-SE, pois poderão colocar em prática o conhecimento adquirido no curso.

Formado em Jornalismo pela Unisanta, Ricci irá aproveitar a viagem para fazer um curso de VJ em Madri, onde irá trabalhar, principalmente, com a edição de imagens em tempo real.

Sobre Eduardo Ricci

Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e videomaker, já realizou curtas-metragens, exposições de colagens e fotos, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, instituição na qual se formou em Jornalismo. É presidente da Associação Cultural Vontade de Ver e diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais.