Os momentos mágicos vividos pelo menino Lucas no livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, inspiram detalhado Projeto Pedagógico, que será apresentado a professores durante a Manhã Cultural marcada para a próxima quinta-feira (24), às 9h, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rua Cesário Mota, 8, 4º andar, Bloco E.

O livro, em segunda edição, já está sendo adotado em diversas escolas do País, pois mostra personagens, locais e fatos reais da História do Brasil, tendo como cenário a Baixada Santista, de maneira lúdica e divertida. Lúcia Maria Teixeira Furlani aprofunda e amplia agora esse caráter educativo da obra, com um roteiro amplo e técnico de apoio aos docentes. A proposta é de que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os professores como para os alunos.

Sugerindo desde aulas-passeio aos pontos turísticos, tipos possíveis de leitura, pesquisas, dramatizações, atividades artísticas, produção textual e brincadeiras, o Roteiro de Apoio propõe atividades para um mergulho na História, na Geografia, nas Artes, nas lendas e no turismo da Baixada Santista.

O nome do projeto é Nossa História, nossa gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para releitura das obras de Benedicto Calixto e pesquisas sobre José Bonifácio, “um homem de muita sabedoria”.
“Apesar de todos os concursos públicos para professores inserirem em seus programas questões relativas à história da Baixada Santista, a quantidade de material sobre o assunto ainda é insuficiente, o que transforma o livro em recurso didático para alunos, professores e todos que se interessam pela nossa História”, explica a autora.

Criatividade – Quando escreveu Tudo é possível, a escritora queria registrar um momento especial de seu filho, que lhe fazia muitas perguntas e a incentivava, naturalmente, a embarcar com ele em um mundo de sonhos. Essa capacidade de sonhar, que na visão de Lúcia persiste positivamente em muitos adultos, tornando-os mais criativos e sensíveis, é alimentada pelo livro e agora pelo Projeto Pedagógico.

Tudo é Possível pretende tirar o leitor (de qualquer idade) da passividade confortável e inseri-lo no espaço dos desafios, da aventura”, explica. “Pretende falar como é maravilhoso, no aconchego do quarto, contarmos histórias, sem preocupar-nos (e preocupar a criança) em auferir seus conhecimentos, sem bombardeá-la a respeito de sua compreensão do texto. A leitura e o livro precisam fazer parte do universo infantil, assim como o fazem o brincar, o olhar o mundo, o desvendar a vida”.

As propostas de atividades inseridas no Projeto Pedagógico procuram fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”.

O livro pretende também difundir e incentivar o gosto pela leitura, que é a habilidade de “ler” situações, objetos, livros, afetos. Para Lúcia, a família e as escolas são fundamentais na construção dessa habilidade, que é fruto da aprendizagem, da iniciação. “Quanto mais oportunidades uma criança ou um jovem têm de ouvir, ver, sentir leituras alheias, maior será seu repertório e sensibilidade de interpretação”.

A escritora convida os educadores a criar e sugerir outras atividades pedagógicas que possam ser realizadas a partir do livro, pelo e-mail lucia@unisanta.br

Para participar do evento Conversa com Educadores – Utilização Pedagógica do livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, é necessário confirmar a presença até 22/5, pelo telefone 3202-7100 (ramal 128), das 8h às 13h, pelo fax 3202-7160 ou pelo e-mail proler@unisanta.br. O evento, gratuito, é aberto a todos os interessados, sejam ou não professores.

A elaboração do Projeto Pedagógico tem a colaboração da pedagoga Ana Maria Pereira.

SOBRE A AUTORA

LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI, Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora, é Diretora-Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e o Colégio Santa Cecília. Preside também o Santos e Região Convention & Visitors Bureau, é Diretora e Delegada Regional do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo e Diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, entre outros cargos relevantes.

É escritora premiada, de diversos livros, como Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso? , Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno, Croquis de Pagu, Relações Interpessoais na Formação de Professores, entre outros nas áreas de Psicologia e Educação.

Para efetuar o download do Projeto Pedagógico, clique aqui!