Projeto Capoeira Escola celebra 27 anos em evento na Unisanta

301

Comemoração acontece no próximo sábado (5); o projeto é considerado uma referência de inclusão social na Baixada Santista

O Projeto Capoeira Escola comemora 27 anos neste mês de novembro. A iniciativa nasceu em 1995 e, desde então, desenvolve um trabalho de formação corporal, de caráter e intelectual com seus alunos por meio da Metodologia ‘Capoeira para Todos’. No próximo sábado (dia 5 de novembro), às 9h, um evento especial celebrará o aniversário no Ginásio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. Para acompanhar, basta doar um produto de limpeza ou higiene pessoal. As doações vão ajudar ONGs associadas ao projeto. 

O Projeto Capoeira Escola leva os ensinamentos da modalidade para diversos setores da sociedade e pessoas de diferentes faixas etárias. “Nosso objetivo é utilizar a Capoeira como ferramenta de educação e cidadania, respeitando sempre as características de cada indivíduo”, explica Márcio Rodrigues dos Santos, o Mestre Márcio, idealizador e coordenador do projeto. 

O evento contará com a presença de nomes importantes da Capoeira nacional. Entre eles estão Mestre Márcio, coordenador do Capoeira Escola, Mestre Fábio Parada, um dos precursores da Capoeira Educativa, e Mestre Gladson, fundador da Federação Paulista de Capoeira. A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Entrega de graduações

O evento promoverá, na mesma data (5 de novembro), uma cerimônia de entrega de graduações aos alunos de diversas entidades e escolas filiadas ao projeto. A cerimônia deve receber a participação de mais de cem alunos, incluindo crianças, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, além da equipe de professores e educadores do Projeto Capoeira Escola, que também receberá uma nova graduação. Atualmente, o projeto acontece em 30 escolas e instituições da Baixada Santista e região.