O edifício da Bolsa Oficial de Café, um dos principais cartões-postais da cidade de Santos, completa 90 anos no dia 7 de setembro. Para celebrar a data histórica, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial gratuita para comemorar com seus visitantes durante todo o mês de setembro. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) estará presente por meio de seu professor Gilson Melo de Barros, curador da mostra “Presente do indicativo – 90 anos da Bolsa Oficial de Café”.

A programação em homenagem aos 90 anos da Bolsa Oficial de Café começa no dia 7 de setembro, às 16 horas, com apresentação de Paulo von Poser. O artista, de expressão internacional, vai pintar ao vivo, com a técnica de acrílico sobre tela, a fachada do edifício em um painel com mais de dois metros de altura. Em seguida, às 18h, a atração é o Coro da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo –, que faz apresentação gratuita no Salão do Pregão.

Encerrando o dia de celebração, o Museu do Café inaugura a mostra temporária “Presente do indicativo – 90 anos da Bolsa Oficial de Café”, às 19h30. Com curadoria de Gilson de Melo Barros, professor de Arquitetura da Unisanta, a exposição apresenta o trabalho de dez artistas da região que homenageiam o edifício abordando, do ponto de vista temático, as diversas facetas da cadeia produtiva do café. Entre eles, os ex-alunos de Artes Visuais Eymard Ribeiro e Jadir Bataglia, ex-aluno de Desenho Industrial Mauriomar Cid, o ex-professor também do Curso de Desenho Industrial, Eber de Góis e a coordenadora e professora do curso de Produção Multimídia, Márcia Okida.

O resultado são painéis, fotografias, esculturas, grafites e instalações interativas que proporcionam um olhar contemporâneo sobre o tema e o palácio de 1922. A mostra fica em cartaz até 05 de novembro. Mais informações no hotsite da exposição: www.museudocafe.org.br/presentedoindicativo.

A comemoração continua no dia 8 de setembro com o espetáculo “Ópera & Café – Cantata do Café de Bach”, às 17h, no Salão do Pregão, com entrada franca. Durante todo o mês de setembro serão realizadas ainda visitações monitoradas especialmente voltadas ao edifício, além de ações educativas, oficinas e palestras. A programação completa está disponível no site www.museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.