A professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação – Patrimônio Cultural: Memória e Preservação da Unisanta, Ana Kalassa El Banat, ministrará palestra no Museu do Café, às 14h, no próximo sábado, no auditório do local. O tema que será discutido é “O papel social dos museus da Baixada Santista: entre o ideal e o possível”

Tendo em vista a proposta do Instituto Brasileiro de Museus de discutir temas sociais relacionados ao papel dos museus na região, o Museu do Café proporcionará dois debates com a sociedade e profissionais da área, a fim de discutir o real papel do museu e as ações que eles desenvolvem junto à comunidade.  Serão abordados temas como: educação patrimonial, identidade social, diálogo entre gerações, patrimônio e preservação.  O tema central do debate discutirá as ações que os Museus da Baixada Santista podem proporcionar ao público no intuito de dialogar com ele e evoluir a partir dessa troca.

Palestrantes:

Prof.(a) Ana Kalassa El Banat – (Coordenadora do curso de Pós-Graduação – Patrimônio Cultural: Memória e Preservação da Unisanta)

Prof. Rodrigo Christofoletti – Educador da Universidade de São Paulo (USP), no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Leciona História do Brasil Republicano I e II, Teoria da História e Tópicos em Arqueologia e Etnografia na UniSantos.

Marília Bonas Conte – Historiadora, especialista em Museologia pela USP e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Presidente executiva do Museu do Café em Santos e Museu da Imigração em São Paulo.

Renata Motta –  Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Experiência na área de museus e gestão cultural. Desde fevereiro de 2011 é Diretora do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Daniele Baumgartner – Graduada em Comunicação Social – Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), arte-educadora, atuou por dez anos em alguns dos principais espaços expositivos paulistanos, presta consultoria para o setor educativo do Museu do Café. É também educadora do Núcleo Socioeducativo do SESC.