Drika Lucena, professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terá, mais uma vez, o privilégio de integrar o corpo de julgadores do “Maior Espetáculo da Terra”, o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Ela será uma das julgadoras do quesito fantasia, ocupando lugar no Módulo 3, tanto no domingo (22), como na segunda-feira (23). Além dela, julgam fantasia Paulo Paradela (Módulo 1), Regina Oliva (Módulo 2) e Marcelo Marques (módulo 4).
No quesito fantasia, estão em julgamento as fantasias apresentadas pela Escola, com exceção das que estiverem sobre as alegorias, as fantasias do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e a fantasia da Comissão de Frente.
Conforme o regulamento, para conceder notas de sete a 10 pontos, o julgador deverá considerar a concepção e a adequação das Fantasias ao Enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir as diversas partes do conteúdo desse Enredo; a capacidade de serem criativas, mas devendo possuir significado dentro do Enredo; a impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; os acabamentos e os cuidados na confecção;
Ainda devem observar a uniformidade de detalhes, dentro das mesmas Alas, Grupos e/ou Conjuntos (igualdade de calçados, meias, shorts, biquínis, soutiens, chapéus e outros complementos, quando ficar nítida esta proposta).
Devem penalizar (tirar pontos), na ausência significativa de chapéus, sapatos e outros complementos de Fantasias, quando ficar nítido que a proposta era originariamente com a presença desses elementos das indumentárias. Mas não devem levar em consideração a inclusão de qualquer tipo de merchandising (explícito ou implícito) em Fantasias; a presença de desfilantes com a genitália à mostra, decorada e/ou pintada; a quantidade de Diretores com camisas da Escola, desde que desfilem pelas laterais ou na parte final da Escola e questões inerentes a quaisquer outros quesitos.