O professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Adelto Gonçalves, representou a UNISANTA no Colóquio Internacional Leituras de Bocage , nos séculos XVIII – XXI, realizado nos dia 24 e 25 de novembro, na Universidade do Porto, em Portugal.

Gonçalves, que doutor em Literatura Portuguesa e mestre em Literatura Espanhola e Hispano-americana pela USP, ministrou palestra com o tema A casa onde nasceu Bocage (e outras verdades que não pegam).

Durante o Colóquio, também foi realizada a Exposição Leituras de Bocage, organizada pela Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade de Porto – Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos.

Currículo – Aldelto Gonçalves é autor do livro Bocage – O Perfil Perdido, que mostra pormenores desconhecidos do poeta português, como o tempo real de sua prisão, detalhes de sua obra e de seus últimos dias. O professor também escreveu a biografia Gonzaga, um poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1999) e os romances Barcelona brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2003) e Os vira-latas da madrugada (Rio de Janeiro, Livraria José Olympio, 1981), do livro de ensaios e artigos Fernando Pessoa: a voz de Deus (Santos, Universidade Santa Cecília, 1997) e do livro de contos Mariela Morta (1977).

É sócio-correspondente da Academia Brasileira de Filologia. Como jornalista, atuou durante dez anos em O Estado de S.Paulo, passando também por Editora Abril, Folha da Tarde e A Tribuna, de Santos. É colaborador do suplemento Das Artes Das Letras de O Primeiro de Janeiro, do Porto, e das revistas Vértice e Colóquio/Letras, de Lisboa.

Prêmios – Ganhou os prêmios José Lins do Rego de Romance (1980) da Livraria José Olympio Editora, do Rio de Janeiro; Fernando Pessoa (1986) da Fundação Cultural Brasil-Portugal, do Rio de Janeiro; Assis Chateaubriand (1987) e Aníbal Freire (1994) da Academia Brasileira de Letras, e Ivan Lins de Ensaios (2000) da União Brasileira de Escritores e Academia Carioca de Letras.