Das ondas do Rádio para os palcos da melhor idade. É o que poderá ser conferido no próximo dia 14, a partir das 20h30, no teatro do SESC, na Rua Conselheiro Ribas, 136, no espetáculo multimídia “OS SONHOS MAIS LINDOS”, sob direção de Gilson de Melo Barros, professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UNISANTA.

Artistas pioneiros do Rádio Santista subirão à cena para reviver um dos trabalhos mais cativantes produzidos para esse veículo, anos 40 e 50, o “TEATRINHO DE BRINQUEDOS”, conduzido com paixão por Dona Alayde Camargo, DINDINHA SINHÁ, como era conhecida.

Precursor dos programas infantis que hoje povoam as nossas TVs, o Teatrinho de Brinquedos abrigava nas tarde de domingo os talentos precoces de jovens artistas santistas. Primeiro na Rádio Clube de Santos (PRG4), no Cassino Miramar (Av. Cons. Nébias com a praia). Depois o programa migrou para um dos salões da Sociedade Humanitária, onde funcionava provisoriamente a Rádio Atlântica de Santos (PRG5 – A Voz do Mar), enquanto esta aguardava a construção da sua sede definitiva.

Alcançou tamanha repercussão que em meados dos anos 50, para atender a um público crescente, o programa teve que ser transferido definitivamente para o Teatro Coliseu.

Grandes talentos foram revelados por Dona Alayde, todos ainda na infância. Newton Souza Telles, a Brites Quaresma, Gregh Filho, Iracema Gomes, Norma Aires, Áurea Domingues, entre tantos.

Subirão ao palco neste dia, para reverenciar DINDINHA SINHÁ, através de canções pinçadas da lembrança e poemas de escritores santistas, remanescentes do Teatrinho de Brinquedos, alguns batizados com codinomes, como Dona Alayde gostava de lhes chamar: NEUZA BOTURÃO (76 – O Rouxinol Santista), JUREMA CHAVES (79 – Jureminha do Pandeiro), LADY MARTINES (79 – A Patativa), HENRIQUE CASSILHAS (72 – O Pequeno Celestino), ALINE SILVA (84), ONEYDA MASH (76), BEATRIZ LADEIRA (79) e NAZARETH ADDÁRIO ARAUJO (79).

Além de Dindinha Sinhá, outros nomes serão lembrados. ROSINHA MASTRÂNGELO, uma das mais notáveis jornalistas do Brasil, segundo opinião do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek, reconhecida escritora de rádio novelas, fomentadora das manifestações artísticas santistas que, junto a Patrícia Galvão (Pagu) liderou a campanha para a construção do Teatro Municipal Brás Cubas, é o tema do documentário “ROSINHA SINHÁ”, também de Gilson de Melo Barros.

Programação – Abrindo a noite, será apresentado o micro espetáculo teatral (17 minutos) “A FANTÁSTICA HISTÓRIA DA CONDESSA DELLA LATTA”, que versa sobre o mesmo tema, o Rádio Santista, tendo, entretanto, como foco a escritora vicentina IVANI RIBEIRO. Escrito e dirigido por Gilson, o espetáculo vem de premiadíssima carreira no ano de 2005 (FESTA, FESCET, Campinas, Plínio Marcos, Projeto Residência Cênica) e conta com o elenco, igualmente premiado, do TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da UNISANTA, encabeçado por ANGELICA MAGENTA, FABÍOLA NASCIMENTO, ZÉ ROBERTO MARX e KATIA BALIANO.

Como introdução ao corpo do evento, na entrada do teatro será montada pelo artista plástico LUIZ OTÁVIO PINHEIRO uma Foto-Instalação com aproximadamente 90 fotografias ampliadas de registros que nos remetem ao universo abordado.

O evento conta com os seguintes apoiadores: Secretaria de Cultura do Estado, Governo de São Paulo, Oficina Cultural Pagu, Secretaria de Cultura de Santos e UNISANTA.

A entrada é franqueada ao público, devendo os ingressos serem retidos na bilheteria do teatro. Atração para todas as idades.