O jornalista, cineclubista e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Eduardo Ricci, responsável pelo cineclube Lanterna Mágica, foi convidado para participar do Fórum DocBsAs, no Instituto Goeth Buenos Aires, Argentina, de 20 a 25 de outubro.
Ricci fará um intercâmbio entre o DocBsAs e o CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema. Segundo o cineclubista, a idéia é exibir alguns filmes durante o CINEME-SE 2009 e trazer a experiência de documentaristas para Santos. “Todo o conteúdo registrado será mostrado e trabalhado com alunos dos cursos de Produção Multimídia, Jornalismo e Artes Visuais”, completou.

O DocBsAs é um fórum dedicado à produção independente de cinema documental da América Latina, que objetiva contribuir com a profissionalização da produção de documentários por meio de estímulos à criação e desenvolvimento de projetos originais com potencial de projeção internacional.

Outro objetivo do DocBsAs é a criação de produtoras especializadas no cinema documental pelas quais se possa assegurar um volume de produção crescente, permitindo a desvinculação dos realizadores das tarefas de produção para aprofundar seu trabalho criativo, além de favorecer a criação de vínculos entre os realizadores e produtores latino-americanos e os principais fóruns, festivais de cinema e mercados internacionais.