Livros são, em sua maioria, um escape do mundo real. Entre palavras e páginas, as obras atravessam gerações e nos acompanham em todos os momentos. De 22 a 25 de agosto, acontece a primeira edição da Feira Literária de Santos (FLiS), no Salão Orquídea do Hotel Parque Balneário, no Gonzaga.
Com o tema “Se Essa Rua Fosse Minha…Santos nos Encantos da Leitura”, o evento de entrada gratuita é organizado pela Academia Santista de Letras, realizado pelo Instituto João Cláudio e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A feira reunirá autores renomados, editoras e academias de letras da Baixada Santista.
“A presença da Unisanta é fundamental à realização da FLiS, principalmente com relação à formação das novas gerações, proporcionando maior proximidade à demanda universitária de variados temas de educação e cultura a serem apresentados na FLiS”, comenta Eustázio Alves Pereira Filho, vice-presidente da Academia Santista de Letras e presidente da Comissão Organizadora da FLiS.
Segundo Eustázio, a primeira Feira Literária de Santos representa a concretização de um antigo sonho da Academia e uma oportunidade para a valorização cultural da Baixada Santista. “Oportunizar a Santos e região um espaço à reflexão literária é de suma importância à difusão da cultura e muito em especial das letras, com interações entre renomados autores em âmbito regional e nacional, possibilitando, inclusive, a revelação de novos talentos e grande incentivo à leitura”, ressalta.
Os apaixonados por leitura terão uma programação completa que inclui diversas atividades culturais como mesas-redondas, painéis, oficinas, apresentações artísticas, estandes de editoras e lançamentos de livros.
Entre os nomes já confirmados para o evento estão duas representantes da Academia Santista de Letras (ASL) e da Universidade Santa Cecília. A Dra. Lúcia Teixeira, escritora de obras infantis e históricas, além de presidente da Unisanta e do Semesp, participará de uma roda de conversa sobre o tema “Leitura para um novo tempo”, com a presença de Eduardo Ricci, docente da instituição e responsável pelo Cineclube Lanterna Mágica, e estudantes do ensino médio e superior. Já a reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, coordenará a oficina “Literatura, cultura e sustentabilidade”, ao lado dos professores da Unisanta Milena Ramirez e Mateus Rotundo.
“Nós temos uma programação bastante diversificada e intensa, que visa atender os diversos públicos e gêneros literários, então a expectativa em torno da feira é a melhor possível. Nós teremos nomes de grande destaque na literatura local, regional e nacional”, ressalta Tais Cury, presidente da Academia Santista de Letras.
A parceria entre a Unisanta e a organização da feira tem sido essencial para o fortalecimento do evento, que se consolida como um espaço de promoção da cultura, educação e leitura para o público. “A nossa academia está sediada na universidade e o Complexo Santa Cecília tem nos auxiliado demais na divulgação, tem sido maravilhoso. A gente só tem a agradecer e dizer que esse apoio, como instituição de educação e meio de comunicação, é imprescindível”, finaliza.
A abertura oficial acontece no dia 22 de agosto, às 17 horas, exclusiva para autoridades e convidados. A partir do dia 23, a FLiS estará aberta ao público com atividades literárias para todas as idades.
Mais informações e a programação completa podem ser acompanhadas pelas redes sociais oficiais do evento: @feiraliterariasantos
Serviço – 1ª Feira Literária de Santos (FLiS)
Data: 22 a 25 de agosto
Abertura oficial: dia 22, às 17h (para autoridades e convidados)
Programação pública: dias 23, 24 e 25, a partir das 10h
Local: Salão Orquídea, Hotel Parque Balneário – Avenida Ana Costa, 555, Gonzaga