Colaborador – Gilson de Melo Barros

De volta de Curitiba, onde participou do Festival Internacional de Teatro (categoria FRINGE), o Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP/Unisanta) traz novamente à cena, dentro da Mostra Oficial do Festival Santista de Teatro, este ano em caráter nacional, os resultados desenvolvidos para o seu mais novo trabalho investigativo: OLHOS DE FAZER MORDER, em que foca de maneira caleidoscópica a vida e obra da ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, que em 2010 estaria comemorando 100 anos de nascimento.

O texto e a direção do espetáculo são assinados pelo professor da Unisanta, Gilson de Melo Barros, no comando do grupo há 22 anos. O TEP é um dos grupos de teatro mais antigos da cidade de Santos.

O espetáculo estará sendo apresentado no próximo dia 22, às 21 horas, no Teatro Guarani, Praça dos Andradas, n. 06, como o único representante da região selecionado para a Mostra Oficial do festival. Logo após a apresentação, o público poderá acompanhar a avaliação a ser feita por debatedores convidados.

Vale lembrar que o FESTA, criado pela emblemática Patrícia Galvão, a Pagu, tema do espetáculo do TEP, deixa de ser apenas uma mostra da produção local para discutir em nível nacional os rumos e fazeres das qualidades contemporâneas do fato cênico em toda a sua diversidade, o que o coloca em uma posição de destaque entre os eventos nacionais que fomentam tal atualização deste fazer artístico.
Compõem o elenco Kátia Baliano, Sarah Antunes, Déia Oliveira, Ronaldo Fernandes, Bianca Soffredini e Márcia Marques, contando ainda com a participação de Alexandre Rosa (operação de som) e Izabelle Dávila (produção), Simone Soffredini (documentação fotográfica) e a professora Márcia Okida (design gráfico).

O FESTA 53 é uma realização da Comissão FESTA, com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e parceria com Prefeitura de Santos, Sesc-Santos, Associação dos Artistas e Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

OLHOS DE FAZER MORDER

O espetáculo OLHOS DE FAZER MORDER, que teve sua estréia em meados de agosto de 2010, ou primeira audição, como prefere nomear o diretor e responsável pela criação do texto, Gilson de Melo Barros, vem sendo desenvolvido desde novembro de 2009, passando por vários processos criativos e momentos de interação com platéias distintas para avaliação destas fases da criação. Entre estes, a participação do grupo no XIV FESCET (Festival de Cenas do TESCOM), de onde saiu vencedor como a Melhor Cena apresentada (categoria adulto), sendo premiado ainda na categoria Texto Original, para Gilson de Melo Barros. Neste mesmo festival, o grupo foi ainda indicado nas categorias Melhor Atriz (Katia Baliano e Sarah Antunes), Melhor Cenografia e Melhor Iluminação (Gilson de Melo Barros). Participou ainda, recentemente, do II Festival de Teatro do Sindicato dos Metalúrgicos, alcançando bons resultados de público e crítica.

Numa narrativa pontuada pelo conceito pós-dramático, OLHOS DE FARZER MORDER traça um perfil de Pagu numa permanente corda bamba, a equilibrar-se entre a militância política e os seus afazeres de mãe (distâncias de fazer doer), entre a ativista renitente e a jornalista obstinada, a musa inconteste e a suicida compulsiva, a artista incansável e a presidiária torturada nos calabouços da ditadura Vargas. São ainda pontuadas algumas de suas passagens por Santos, terra que tanto amou e onde veio a falecer, e de maneira abissal o seu imenso amor pelas questões gerais do equilíbrio social do mundo.

A todos um bom espetáculo!TEP-Unisanta apresenta Olhos de Fazer Morder