A oficina “Brincar de Cinema – Uma viagem lúdica ao mundo da sétima arte” promovida pelo Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é voltada para educadores do Ensino Fundamental e ainda tem inscrições abertas. O curso, ministrado pelo coordenador do Cineclube, Eduardo Ricci, que teve início no dia 28/8, prossegue nos dias 11, 18 e 25/9, das 8h ao 12h. As aulas acontecem no Cineclube, localizado no 5º andar do Bloco E, na Universidade.

No último sábado (28), a oficina explicou os principais conceitos que originaram o cinema e deu oportunidade aos educadores de criar estratégias para estimular a criatividade dos seus alunos, através do teatro de sombras e flip book, entre outras técnicas.

“Contar histórias com imagens” é a programação para o segundo dia de curso (11/9). A proposta é que os inscritos vivenciem a narrativa a partir de histórias infantis em curtas-metragens e da experimentação dos conceitos básicos do uso da imagem, da música e da cor no cinema. Serão exibidos curtas e em seguida eles trabalharão com dinâmicas lúdicas.

Para encerrar o curso, os educadores vão “Escrever com a câmera”. É quando o professor terá contato, por meio da prática, com a linguagem e a estética de composição de imagens estáticas e em movimento. Os participantes realizarão um vídeominuto com foco no encadeamento dos conteúdos numa rede de natureza multidisciplinar.

Objetivo da Oficina – A oficina visa oferecer ao educador atividades cooperativas para desenvolver em sala de aula e estimular as percepções cognitivas dos educandos do Ensino Fundamental, usando os conceitos básicos que compõem a linguagem e a estética do cinema. O foco principal é fazer com que os educadores possam experimentar os conceitos essenciais para criar a fantasia na tela, sem a pretensão de ensiná-los a fazer um filme, mas de experimentar e entender o processo de composição de uma animação em stop motion, teatro de sombras, flip book, fotonovela, gravação de vídeo, entre outras brincadeiras.

O professor – Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e videomaker, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de Artes Visuais da Unisanta. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social,com crianças e deficientes visuais. Realiza, a partir de 2008, o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeofotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

Inscrições – Contando com um total de 30 vagas, o curso tem suas inscrições abertas. A taxa da oficina é R$ 30,00. Ao final do curso, os inscritos recebem uma apostila, um dvd e um certificado.
Para se inscrever basta comparecer no PROLER/BS-UNISANTA, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277. O horário de atendimento é das 8h às 12h. Maiores informações pelo telefone: (13) 3202-7100 – ramal 128.
Visite nosso site: www.prolerbsunisanta.com.br
Email: proler@unisanta.br