A iniciativa é de professores e alunos da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC)

Chega! Observatório Unisanta da Violência contra a Mulher foi inaugurado  na última segunda-feira (3/6). Na oportunidade foi realizado o debate “Papel da mídia como apoio no enfrentamento da violência contra a mulher”, com a participação da delegada da DDM Santos, Fernanda dos Santos Sousa, da vereadora Audrey Kleys, da representante do coletivo Maria Vai com as Outras, Aldenir Dida Dias, da jornalista e ativista Sarah Mascarenhas. A reitora e a presidente da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira, também prestigiaram o encontro ao lado do diretor da FaAC Unisanta, Humberto Challoub.

Crédito Jacqueline Garcia

Antes do debate, o grupo hip hop Caoz apresentou uma batalha de rimas com temática feminista, enquanto a multiartista Fixxa usava o graffiti para expressar, em cores e jatos de tinta, a luta e a resiliência femininas.  O ponto auge da noite foi o monólogo “Virando a mesa”, a cargo da contadora de histórias Eliane Greco, jornalista formada pela Unisanta.

Chega! é um projeto multidisciplinar, que visa  ampliar o debate sobre a violência contra a mulher na Baixada Santista. O projeto foi idealizado pelas professoras e jornalistas Nara Assunção e Raquel Alves. A professora Marcia Okida, coordenadora do Curso de Produção Multimídia da Unisanta, também colabora com a ação.

Tendo como suporte um site de conteúdo jornalístico e ensaios artísticos produzidos por alunos e ex-alunos da Unisanta, o Observatório conta com a mediação de professores dos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia e já conta com uma agenda de eventos para o ano 2019 com debates, podcasts, rodas de conversa, pesquisa de campo e ações voltadas para a comunidade.

Os participantes são voluntários que se reúnem todas as terças-feiras na sede da Universidade, rua Osvaldo Cruz, 266. Os encontros são abertos a alunos e professores de todos os cursos da Unisanta e também a interessados que não tenham vínculo com a Universidade. Acompanhe a trajetória pelo site www.observatoriochega.com.br, lançado na segunda (3), pelo instagram e facebook @observatoriochega.