Evento em conjunto com o Fórum da Cidadania de Santos terá exposição de cartazes, performances musicais e roda de conversa.

Acontece, no próximo sábado (24), a partir das 14 horas, na Estação Cidadania em Santos, o evento Mulheres sem Censura. Idealizado pelo Chega! Observatório Unisanta da violência contra a mulher, com correalização do Fórum da Cidadania de Santos, o evento se propõe a discutir o papel da mulher na cultura e na produção artística, tantas vezes invisibilizado e censurado.

Uma exposição de cartazes dará boas-vindas aos visitantes, com a interpretação do tema censura à mulher, pelos alunos de Produção Multimídia da Unisanta. Os alunos promovem ainda um bazar com a venda de cartazetes, postais e adesivos.

Caixas escutatórias espalhadas pelo recinto de exposição serão disponibilizadas para que os visitantes depositem histórias escritas sobre suas experiências pessoais com processos de censura e violência, de forma anônima. “A ideia é encorajar as mulheres que viveram situações de opressão, censura e violência a fazer esse desabafo. A partir dessas histórias vamos criar um repositório afetivo, que mais tarde será transformado em uma instalação sonora”, destaca Raquel Alves, uma das criadoras do Observatório Chega!. As primeiras caixas serão instaladas na Estação da Cidadania, onde ficarão até novembro. A Universidade Santa Cecília também irá receber as caixas.

Para iniciar a programação, a professora e designer Márcia Okida, acompanhada pelo trompete de Vitor Soares, violão de Henrique Gonçalves e pela percussão de Jota Amaral, cantará versões feministas de músicas de Belchior, Rita Lee e Elza Soares.

Na sequência, a roda de conversa, com mediação de integrantes do Observatório Chega!, Nara Assunção, Raquel Alves e Márcia Okida, discutirá o papel da mulher nas artes e na produção cultural, com participação da artista urbana Fixxa, da atriz e produtora cultural Maria Sil e de Bete Nagô, fotógrafa e arte-educadora. Beatriz Rota-Rossi, artista visual e professora de história da arte, fará uma participação especial por vídeo. Um manifesto, também em vídeo, será lido pela jornalista Sarah Mascarenhas. Encerrando o evento, o músico Jota Amaral realizará uma intervenção sonora.

Mulheres sem Censura
Onde: Estação da Cidadania, Av. Ana Costa, 340
Quando: sábado, 24, – 14h às 18h
Entrada solidária: papel toalha para banheiro, sabonete líquido, açúcar e café