O site de notícias G1 iniciou, na última quarta-feira (20), a publicação de matéria divulgando o lançamento do livro Caminho para ver Estrelas, de autoria de Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta. O evento acontecerá na próxima terça-feira (26/3),  das 18h30 às 21h30, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar. A publicação lembra que toda a renda dos direitos autorais da autora será para entidades beneficentes e que o livro estará à venda no local com o preço de lançamento (R$ 35,00). Nas livrarias e sites, após o lançamento, o valor será de R$ 38,00.

Na linha fina (subtítulo) é destacado que situações do mundo atual, juntamente com acontecimentos históricos, garantem a atualidade da obra. “Metáforas para temas atuais como depressão, poluição, destruição do meio ambiente, loucura, drogas e inclusão garantem a atualidade da obra, convivendo com fatos históricos, como a Primeira Guerra Mundial, o Holocausto brasileiro, como é chamado o Hospital Psiquiátrico de Barbacena, e momentos da Mitologia”, diz o texto.

No início do texto é descrita a sinopse do livro. “Numa cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios”.

Questões atuais

A ideia para a criação do livro surgiu de situações da sociedade que Lúcia Teixeira gostaria de mudar. Uma declaração da autora sobre o assunto está presente na matéria “A ideia para a obra surgiu dos questionamentos da autora: Meus temas são sobre questões que me incomodam na realidade e que eu quero mudar; refletem um pouco e complementam as minhas ações como cidadã, mulher, educadora e psicóloga. Escrevendo, fazendo palestras e intervenções em vários locais e meios, eu posso me comunicar e dar voz a outras pessoas que não são vistas ou ouvidas, cujos dramas cotidianos estão aos nossos olhos, mas não são percebidos”, diz Lúcia Teixeira.

A criação de uma playlist de músicas oficial do livro é citada na matéria. “ Nessas viagens, a força da música aparece com uma playlist preparada especialmente para acompanhar os sentimentos e as emoções dos personagens ou das situações em cada capítulo, para que os leitores mergulhem no universo das várias narrativas que perpassam a obra”.

O livro editado pela Unisanta e pela Editora Cortez conclui a Trilogia do Tempo iniciada com os livros infantojuvenis “Tudo é possível” e “O segredo da longa vida”, todos também de autoria de Lúcia Teixeira. No fim,  há um currículo de Lúcia Teixeira e sua trajetória na literatura.