Acompanhando a tendência mundial, na qual os setores educativos dos grandes museus internacionais promovem atividades globalizadas, o Projeto Parede: Museu sem Fronteiras, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), ultrapassa a sede da instituição paulista e chega a Santos, sendo inaugurado em universidades com a intervenção artística produzida por alunos do curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Na Capital, o MAM possui uma espaço – uma parede – que recebe intervenções de artistas convidados. Entre eles, já mostraram sua arte Regina Silveira, Sandra Cinto e Guto Lacaz. Com proposta de fazer as paredes “ganharem o mundo”, o museu resolveu levar o projeto a outras regiões e, para isso, conta com professores parceiros. Foi então, que Pio Santana, professor do curso de Pós da Unisanta, teve a idéia de dar aos alunos da 1ª turma a oportunidade de materializar o conteúdo dado em sua disciplina: Materiais Contemporâneos.

De acordo com Santana, o MAM pretende reunir as imagens das paredes produzidas em vários locais em uma publicação especial. “Antes de produzirmos as obras, levamos o grupo para conhecer exposições do MAM, inclusive a parede que está na sede”.
Sob a inspiração do tema Identidade, os alunos criaram trabalhos variados em formato de caixas, afixadas na parede do Bloco D da Unisanta. Cada obra procura mostrar a identidade dos autores, ressaltando o que mais representa a essência de cada um. Além dos alunos, três professores participam do projeto como convidados: Pio Santana, Lídice Moura e Márcia Santos.

Temática – Vida e morte, a percepção de si mesmo, uma volta ao passado e a importância da reciclagem são alguns dos temas presentes nos trabalhos. Uma curiosidade: a maioria dos autores não tem formação em Artes, mas tem “alma de artista”. Lídice Moura, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Artes Visuais ressalta que as diferentes formações enriquecem ainda mais o curso. “Temos alunos com formação em Direito, Pedagogia, Publicidade e Artes, mas que possuem forte ligação com as artes, em todas as suas formas”.

Blog – O projeto Parede inaugura também o blog de uma das alunas do curso, Gladys Branco, que aprecia arte e multimídia. Em seu blog – www.lavernissage.blogspot.com – podem ser conferidos alguns trabalhos produzidos para a parede da Unisanta.