O Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugura a exposição “Vestígios”, na quinta feira (10/3), às 19h30, com a artista plástica Kátia Miyahira. Ela possui graduação em Artes Visuais pela Unisanta e Especialização em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior a Distância. Em 2013, realizou intercâmbio cultural em Higashison, Okinawa (Japão), com intuito de aprender a técnica de estamparia em tecido, Bingata.
O nome Vestígios foi inspirado na monotipia, que é um processo híbrido, entre pintura, desenho e gravura. Explorando o gesto da pintura, da mancha de tinta, ou o traço, a artista registra os “vestígios” de imagens que existiram sobre um vidro.
“O próprio nome, mono (único) e tipia (impressão) nos indica que o processo de captura desses vestígios é a frotagem de um papel sobre o vidro. Essa prova única resulta em trabalhos tênues, com a permanência sobre o papel somente de ‘fantasmas’ e ‘vestígios’ da imagem matriz que encantou Miyahira”, explica a artista Márcia Campos, organizadora da mostra.
Dentro do ateliê de gravura, chamou atenção da artista a tinta que restava no vidro, com diferentes impressões que atraíram o seu olhar. “Então, Miyahira decidiu materializá-los congelando um momento, um instante revelado em mancha, linha, matéria gráfica”.
“A artista nos brinda com essas impressões tornando-se atualizados e contemporâneos na medida se tem o diálogo entre a mão do homem pré-histórico, gravada na caverna, e a mão do homem atual. Em relação à questão temporal, inerente à técnica, os trabalhos apresentados na mostra “Vestígios” têm o acréscimo dos “acasos” próprios da monotipia e assim, encontram-se mais uma vez entrelaçados com o tempo.”
A mostra abre dia 10 de março e permanece aberta ao público até 25/3 de segunda a sexta-feira das 19h às 21h30m.
O endereço do Espaço Cultural Unisanta é: Rua: Oswaldo Cruz, 277, Bloco M em Santos.