Durante o lançamento da edição de abril da revista Cult, na Livraria da Vila, na Capital, que teve como destaque um ensaio da escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, com poesias e fotos inéditas de Pagu, de 1939, a Editora Bregantini, responsável pela revista, fez um convite para lançar o próximo livro de Lúcia sobre Pagu e seus amores.
Na noite de lançamento na Livraria da Vila, dia 14/4, Lúcia mostrou o premiado documentário Pagu – Livre na Imaginação, no espaço e no tempo, que conta a trajetória de Patrícia Galvão (1910 – 1962), a militante política, dissidente, escritora, poeta-desenhista, jornalista, incentivadora cultural e mulher precursora.
Além disso, Lúcia fez palestra sobre Pagu no auditório da livraria, com a presença de Rudá de Andrade e Geraldo Galvão Ferraz, filhos de Pagu, entre outros convidados.
Ensaio – O texto publicado na revista Cult ocupa nove páginas da publicação, com chamada de capa, e traz aspectos inéditos da vida multifacetada e dramática de Pagu. Descendo ao âmago da intimidade de Pagu, o ensaio fala de seus amores e ideais. Para Lúcia, Pagu conquistou a sobrevida por meio de seus sonhos, idéias, afetividade e desejos, que são “o que nos dá condições de existência”.
Daysi Bregantini, editora da revista Cult, comentou que “o texto escrito por Lúcia é brilhante. Não suprimimos uma só palavra”. Disse ter recebido inúmeros pedidos para publicar algo sobre Pagu na revista Cult e, então, decidiu procurar a maior especialista do país sobre o assunto.
Em sua fala emocionada, Rudá de Andrade agradeceu a dedicação de Lúcia. “Você é uma semente de Patrícia. Terei imensa alegria ao entregar em suas mãos toda a documentação de minha mãe para o importante Centro de Estudos Pagu, que será criado em breve, na UNISANTA”, enfatizou.
A escritora Lúcia disse estar feliz por ter sido escolhida como depositária do material sobre Pagu. “As novas fotos e textos que chegaram às minhas mãos deverão integrar um novo livro que falará não só de Pagu e seus amores, mas de uma importante época do Brasil”.
Centro de Estudos – O trabalho da autora tem sido referência sobre Patrícia Galvão, objeto de consulta a inúmeros estudos acadêmicos, peças de teatro e novela de TV, como a minissérie da TV Globo Um só coração, que estreou em 2004.
Como resultado desse trabalho e visando incentivar e fomentar outras pesquisas, será lançado em 18 de maio, na UNISANTA, o site e o Centro UNISANTA de Estudos Pagu, sob a presidência de Lúcia Teixeira Furlani e coordenação do escritor e jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu.
Humanista – Lúcia Maria Teixeira Furlani é Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. Autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso?, Fruto Proibido – Um Olhar Sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno e Croquis de Pagu, entre outros nas áreas de Psicologia e Educação que, com abordagem humanista, apresentam propostas para o desenvolvimento humano e o combate a desigualdades sociais.
Conferencista, escritora e pesquisadora, recebeu vários prêmios, entre os quais o de Literatura, da União Brasileira de Escritores e o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, com o documentário que realizou sobre Pagu, com a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara.
É Diretora-Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e o Colégio Santa Cecília, em Santos, Diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, Vice-Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Delegada Regional e Vice-Presidente do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.