O ecossistema da região que vai de Fernando de Noronha a Maceió revela cardumes de tubarões de diversos tamanhos, e grupos de seres diminutos e coloridos que vivem junto às exuberantes formações dos corais.

O livro fotográfico e bilíngüe Naufrágios e Pontos de Mergulho de Fernando de Noronha, Recife e Maceió, do ambientalista José Truda Palazzo Junior, em parceria com o fotógrafo subaquático Fernando Clark e a editora Cultura Sub, será lançado dia 2/12, sexta-feira, no Cineclube Lanterna Mágica, d Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Cesário Mota, 8 – 5º andar.

Com patrocínio da empresa Transmissoras Brasileiras de Energia (TBE), o livro subdivide-se em quatro temas: Fernando de Noronha; Recife – Capital dos Naufrágios; Mergulhando em Alagoas e, ao final, o capítulo Mergulho, Mar e Sustentabilidade – um Chamado à Proteção dos Oceanos.

Os autores alertam para as alterações causadas pelos impactos humanos sobre os oceanos. Entre eles, abordam a quase extinção das baleias, que armazenam carbono; a captura acidental pelo arrasto de fundo – que atinge indiscriminadamente tartarugas, mamíferos marinhos e tubarões – estes os predadores vitais do topo de cadeia, cujo massacre já é responsável por desequilíbrios em ambientes marinhos de todo o planeta.

Santos
Data: 2/12, as 19h30
Local: Biblioteca / Cineclube
End.: Rua Cesário Mota, 8 – 5º andar – Boqueirão – Santos (SP)