Brinquedos, varais, circo, cidades… Com esses temas, a professora Lídice Moura faz gravuras em metal muito criativas, que já foram premiadas em diversas mostras de arte. Alguns desses trabalhos poderão ser vistos na próxima exposição do Espaço Cultural UNISANTA, na Rua Oswaldo Cruz, 255, térreo do bloco M, das 18h30 às 21h30, do dia 31 de março a 13 de abril.
Os últimos varais foram premiados com menção honrosa em 2003/2004 pelo conjunto da obra, no Mapa Cultural do Estado de São Paulo da Secretaria de Cultura do Estado. “A matriz da gravura é feita por meio de um desenho gravado em chapa de cobre. Para realizar a gravação, diferentes técnicas podem ser usadas, provocando linhas ou manchas sobre a superfície espelhada da chapa”, explica a professora Ana Kalassa El Banat Tomaz, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Lídice pesquisa essa técnica há 25 anos. Mestranda em Arte Educação pela Unesp, ela dá aulas de Desenho nas Faculdades de Educação Artística e Arquitetura da Universidade. Coordena a galeria do Espaço Cultural UNISANTA, onde dirige o Serviço Educativo, atividade complementar dos alunos, ensinando-lhes conceitos sobre o mercado da arte e experiência estética, para que saibam interagir com o público.
Entre as principais exposições no Brasil e no Exterior, destacam-se: Intercâmbio de Gravura da Associação de Gravadores de Évora, Portugal; mostras na Iugoslávia, Polônia, Japão, Alemanha Oriental; XII Bienal Internacional Mail Art de Pádova, Itália; V Bienal de Gravura Latino-Americana San Juan Porto Rico; VII Mostra de Gravuras Kanagawa, do Japão e I Salão de Arte Contemporânea MIS SP, II Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais de São Paulo, Oficinas de Gravuras do Centro Cultural Vergueiro.