Carta inédita do acervo do Centro de Estudos Pagu/UNISANTA (CEP) será lida pela escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani, na abertura da Exposição Croquis de Pagu, que ficará na Oficina Cultural Regional Pagu, Praça dos Andradas, s/n, no Centro de Santos, entre os dias 24 de junho e 20 de julho.
O evento, dia 24, a partir das 19h30, contará com a presença do Grupo Cantigas Praianas, que apresentará o Concerto de Leitura Pagu em Verso e Prosa. Serão projetadas imagens do acervo do CEP enquanto as poetas leitoras Clara Sznifer, Cynira Antunes de Moura, Marly Barduco Palma e Iracema Ananias, coordenadas por Neiva Pavesi, farão leituras de textos e poesias da Musa do Modernismo.
Para levar os participantes a uma viagem entre as décadas de 20 a 60, período em que Pagu desenvolveu seus trabalhos como desenhista, poeta, escritora, militante política e jornalista, os músicos Viviane Davóglio e Cláudio Mauriz apresentarão canções de diversos estilos. Desde Villa Lobos, como Trenzinho do Caipira e Melodia Sentimental, à canção Pagu, de Rita Lee e Zélia Duncan.

Exposição Croquis de Pagu – O material a ser exposto é extraído do livro homônimo, com textos e organização da escritora Lucia Maria Teixeira Furlani.
Tanto no livro como na exposição, podem ser conhecidos os desenhos que permaneceram inéditos por 75 anos no Caderno de Croquis de Pagu, além de outros que a Musa do Modernismo dedicou à Tarsila do Amaral, no Álbum de Pagu.
As duas produções são de 1929, período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Lúcia incluiu, no livro e na exposição, fotos de momentos importantes de Pagu, além de amplo material de pesquisa, como jornais, de 1931 a 1959.