O Cineclube Lanterna Mágica realiza o 10º Encontro de Cinema da UNISANTA, de 24 a 26 de outubro, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, da Universidade. Nesta edição especial, dia 24 de outubro, às 19h, foi escolhido o tema “Design do audiovisual interativo” que será comentado no workshop, com o mesmo título, ministrado pelo pesquisador João Baptista Winck, autor do livro “Quem conta um conto aumenta um ponto”, dia 24 de outubro, às 19h. A programação da abertura do evento conta também com a exibição de curtas e homenagens aos voluntários que participaram da produção do CINEME-SE 2007 – Festival da Experiência do Cinema. O Prêmio Lanterna Mágica de Cinema será entregue a uma colaboradora do cineclube, mas a homenageada só saberá no momento em que receber o Prêmio.

A programação continua dia 25, às 19h, com o bate-papo “Imagens e sons de uma guerra coletiva”, com Carl Marx (Sargento da Polícia Militar) e Janice Ventura (Psicóloga junguiana), moderação de Eduardo Ricci (jornalista). O debate abordará a violência urbana no audiovisual, a partir da polêmica sobre o filme “Tropa de Elite”, de José Padilha. No dia 26 haverá a Sessão Lanterninha, às 15h, com exibição de curtas infantis e atividades lúdicas para crianças. À noite, às 19h, acontece pela primeira vez na Baixada Santista, a Sessão Sem Olhar, exibição especial de curtas-metragens para deficientes visuais, com áudio descrição e sinestesias a partir da narrativa e estética de curtas-metragens. Toda a programação é gratuita.

O Encontro

O primeiro Encontro de Cinema da UNISANTA aconteceu em 25 maio de 1998. Neste dia, completava um ano a morte do cineclubista Maurice Legeard. Para homenageá-lo, foi exibido um curta sobre as atividades do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca, dirigido por Eduardo Ricci. Logo após, ocorreu um debate com Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Savietto, Juracy Silveira e Roberto Melchior. O tema do bate-papo foi o papel e a influência do cinema na produção artística de Santos. Nas outras edições do Encontro, foram debatidos temas como: cinema brasileiro, documentário, cinema como expressão cultural, ensino audiovisual e cinema infantil. Este evento deu origem ao Cineclube Lanterna Mágica, fundado em 24 de março de 1999.

Ao longo destes nove anos, o evento amadureceu seus objetivos e atualmente discute a produção audiovisual e multimídia. O objetivo principal é promover debates sobre temas variados ligados ao cinema e ao audiovisual, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes, críticos e livres.

Programação:

24/10– Quarta

19h – Abertura
. Entrega do Prêmio Lanterna Mágica de Cinema
. Entrega dos certificados aos voluntários do CINEME-SE 2007
. Exibição de curtas

19h30 – Workshop “Design do audiovisual interativo”
* Convidado: João Baptista Winck (doutor em Comunicação e Semiótica)
autor do livro “Quem conta um conto aumenta um ponto”.

25/10– Quinta

19h – Bate-papo: Imagens e sons de uma guerra coletiva
* Debate sobre o filme Tropa de Elite e a violência urbana no audiovisual.
Convidados: Carl Marx (Sargento da Polícia Militar)
Janice Ventura (Psicóloga junguiana)
Moderador: Eduardo Ricci (jornalista)

26/10– Sexta

15h – Sessão Lanterninha
* Exibição de curtas infantis com interações lúdicas para crianças de 7 a 10 anos.

19h – Sessão Sem Olhar
* 1ª Sessão de cinemaespecial para deficientes visuais da Baixada Santista, com áudio descrição e sinestesias a partir da narrativa e estética de curtas-metragens.