Capa-O-Ponto-e-a-Curva
Na próxima quinta-feira, dia 7/11, o jurista e ex-ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, lançará o livro “O Ponto e a Curva”, que traz uma coletânea de artigos escritos para algumas publicações brasileiras, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Correio Braziliense.

O lançamento é uma realização da Unisanta e LOQÜI Editora, e acontece a partir das 19h30, no Consistório da Universidade, na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Térreo do Bloco M. Parte da renda da venda do livro será revertida para entidades beneficentes.

Pazzianotto é advogado e criador de grandes sindicatos, além de ex-ministro do Trabalho é também ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Dados do livro

“O Ponto e a Curva”, último livro do advogado criador de grandes sindicatos; ex-ministro do Trabalho; ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho; e jurista Almir Pazzianotto Pinto, é uma coletânea de artigos escritos, nos últimos meses, para algumas publicações brasileiras, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Correio Braziliense.

São textos agudos, profundos e, não raro, provocadores. Almir Pazzianotto, como é mais conhecido, disseca, com elegância, a realidade nacional, e põe o dedo em várias feridas que o nosso País expõe. O autor, apesar desse trato requintado das palavras, não se rende incondicionalmente à sutileza: às vezes, é cru, direto. E seus toques são dolorosos.

Na apresentação da própria obra, Almir cita um mito nacional, o jurista João Mangabeira. Diz o autor:

“Ao explicar as razões da monumental obra Ruy estadista da República, Mangabeira escreveu: ‘Não sou escritor. Não fui jamais homem de letras. Não sou historiador’ ” E Almir continua: “A atividade de advogado, aliada ao exercício de cargos públicos, me obriga a escrever constantemente, e a acompanhar tudo quanto interessa à vida nacional. Daí o fato de este volume mesclar textos jurídicos, com incursões pela política.”

E é exatamente esta a melhor definição para “O Ponto e a Curva”: uma mescla de textos jurídicos, com incursos pela política.

Os textos jurídicos nos oferecem reflexões; os políticos nos provocam sentimentos mais intensos.

Almir Pazzianotto é um dos sobreviventes da ditadura militar, que enfrentou com muita coragem, ao criar e defender grandes sindicatos. Veja como ele descreve uma dessas situações que marcaram a resistência democrática:

“(…) o leitor encontrará discurso que fiz no dia 1º de maio de 1976, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, à época sediado no histórico prédio da Rua do Carmo, cenário de memoráveis assembléias de trabalhadores. O convite partiu do presidente Joaquim dos Santos Andrade, o Joaquinzão. Estávamos no auge da ditadura. Vladimir Herzog e Manuel Filho haviam sido mortos; o medo da repressão pairava no ar. Aceitei o desafio e falei. Procurei não enveredar pelo terreno da provocação. Afinal, ninguém se encontrava fora do alcance das garras dos órgãos de segurança.”

Como se vê, também é possível chamar “O Ponto e a Curva”, de um ensaio histórico. Uma obra multidimensional, enfim.

Serviço

Lançamento do livro “O Ponto e a Curva”

Autor: Almir Pazzianotto Pinto

Dia: 07/11

Horário: 19h30 às 22h

Local: Consistório da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Térreo do Bloco M.

Entrada: Livre

Editora: LOQÜI Editora

Dimensões: 14×21 cm

Páginas: 170

Ano: set/2013

Valor: R$ 38,00 – Parte da renda da venda do livro será revertida para entidades beneficentes.