A escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani discorre sobre Pagu (1910 – 1962), a militante política, dissidente, escritora, poeta-desenhista, jornalista, incentivadora cultural e mulher precursora, apresentando aspectos inéditos de sua vida multifacetada e dramática. A palestra será realizada dia 14/04, quinta-feira próxima, às 19h30, na Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, Capital.

Descendo ao âmago da intimidade de Pagu, fala de seus amores e ideais, pois acredita que eles ainda têm muito a nos dizer. Para Lúcia, Pagu conquistou a sobrevida por meio de seus sonhos, idéias, afetividade e desejos, que são, para a palestrante, o que nos dá condições de existência. Na ocasião, será lançada a edição de abril da Revista Cult, com o artigo de Lúcia sobre Pagu, Oswald de Andrade e Geraldo Ferraz. No artigo, a escritora revela novos detalhes da vida e dos amores de Patrícia Galvão, com fotos e poesias inéditas escritas por Pagu em 1939, na prisão.

Centro de Estudos – O trabalho da autora tem sido referência sobre Patrícia Galvão, objeto de consulta a inúmeros estudos acadêmicos, peças de teatro e novela de TV, como a minissérie da TV Globo Um só coração, que estreou em 2004. Como resultado desse trabalho e visando incentivar e fomentar outras pesquisas, será lançado na primeira quinzena de maio, na UNISANTA, o Centro de Estudos Pagu, sob a presidência de Lúcia Teixeira Furlani e coordenação do escritor e jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu.

Humanista – Lúcia Maria Teixeira Furlani é Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. Autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso?, Fruto Proibido – Um Olhar Sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno e Croquis de Pagu, entre outros nas áreas de Psicologia e Educação que, com abordagem humanista, apresentam propostas para o desenvolvimento humano e o combate a desigualdades sociais.

Conferencista, escritora e pesquisadora, recebeu vários prêmios, entre os quais o de Literatura, da União Brasileira de Escritores e o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, com o documentário que realizou sobre Pagu, com a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara. É Diretora-Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e o Colégio Santa Cecília, em Santos, Diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, Vice-Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Delegada Regional e Vice-Presidente do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.