Lançamento do documentário “Colchão de Pedra” acontece na Unisanta em 20/9. Inscreva-se!

984

Longa-metragem teve uma versátil equipe na produção, roteiro e direção, composta pelo jornalista Carlos Ratton, o cineasta Tony Valentte e os alunos de Jornalismo da Unisanta.

O Consistório da Universidade Santa Cecília – Unisanta será palco, no próximo dia 20/9 (terça-feira), às 19h (1ª sessão) e às 20h30 (2ª sessão), da pré-estreia do documentário “Colchão de Pedra”, dirigido pelo jornalista Carlos Ratton. A aporofobia, a arquitetura higienista e a violência contra o ser humano em vulnerabilidade social formam o tripé básico do longa-metragem, produzido institucionalmente pela Unisanta e apoiado pelo Diário do Litoral. Para garantir a sua presença e conferir em primeira-mão os detalhes desta história real, é necessário fazer a inscrição no site do evento. O ingresso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Não perca e inscreva-se aqui: https://bit.ly/colchaodepedra

Para realizar o filme, Ratton, conhecido por inúmeras reportagens investigativas, uma delas inclusive finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, se uniu ao colega Tony Valentte, reconhecido cineasta na região da Baixada Santista/SP. “O projeto ganhou corpo técnico, diretivo e acadêmico, envolvendo os alunos do Curso de Jornalismo da Unisanta. A partir desta união entre universidade, talentos regionais, experiência e juventude, o filme levou cerca de três meses para ser produzido, considerado um ótimo tempo de resposta para produções deste tipo, especialmente um longa-metragem no formato de documentário”, explica ele.

Wanda Shuman, professora de Jornalismo da Unisanta, destaca que essa iniciativa de parceria com a universidade é importante porque os alunos acabam recebendo um aprendizado extra ao curso. “A iniciativa possibilita um complemento dos trabalhos que eles produzem durante a faculdade. Espero que o documentário Colchão de Pedra sensibilize as pessoas sobre mais esse problema social. São aprendizados com matérias tratadas com profundidade e profissionalismo”.

Kayky Zeferino, um dos alunos que participaram do projeto, comenta que o documentário teve uma importância enorme para ele e que lhe trouxe a oportunidade de participar da produção logo no primeiro semestre do curso de Jornalismo. Ele diz ser uma grande chance começar a faculdade com um tema que propaga a voz das pessoas menos favorecidas na sociedade. “Hoje, com o fim da produção, sei que vou levar o que aprendi e o que vivi na prática para toda a minha a vida profissional, pessoal e familiar”.

Ambientado na cidade de Santos, no Litoral Paulista, o filme promete fortes emoções e muitas revelações sobre o cotidiano da vida humana em situação de rua. A ideia não foi só preparar os estudantes para uma nova possibilidade profissional, mas elevar a capacidade de reflexão sobre a sociedade, cada vez mais excludente. Além da pré-estreia na Unisanta, o documentário deve estrear em breve em outros locais, como teatros, escolas, praças, salas de cinema, entre outros estabelecimentos públicos ou privados. “Colchão de Pedra” também deverá usar plataformas digitais para alcançar uma popular audiência. Já é possível conferir o trailer oficial livremente na internet. Assista no YouTube: https://bit.ly/colchao-de-pedra

Pré-estreia com ingresso solidário

Com vagas limitadas, a pré-estreia do documentário “Colchão de Pedra” será aberta ao público em geral. Mas, para participar, será necessária a confirmação de presença de forma online e a doação (não obrigatória) de um pacote simples de absorvente feminino, entregues pessoalmente no dia do evento, e destinados posteriormente para projetos sociais de ajuda humanitária na Baixada Santista. Mais informações estão disponíveis no site: www.unisanta.br. Participe e junte-se a nós neste evento!

Serviço e imprensa:

Data: 20/09/2022 – terça-feira – 19h (1ª sessão) e 20h30 (2ª sessão).

Local: Unisanta – Consistório do Bloco M – Térreo.

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos/SP.

?️ Inscrição online obrigatória:

Marcelino Silva – Relações Públicas: rp@unisanta.br | (13) 9-8809-7236.

Carlos Ratton – Diretor do Filme: jornalistacarlosratton@gmail.com | (13) 9-9146-7060.