Créditos: Nós no Chile

Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), acompanhados do Prof. Luiz Antônio de Paula Nunes, fizeram parte de comitiva que realizou visita técnica à cidade de Santiago, capital do Chile, no período de 14 e 20 de novembro.

Além de terem conhecido a cultura, história e arquitetura local, eles tiveram um encontro com a coordenação dos cursos de Arquitetura e Design da Universidade Mayor, do Chile, no Campus Claustro. Esse Campus, localizado na área central de Santiago, foi fundamental para preservar parte do patrimônio histórico da capital chilena, um convento onde funcionam os cursos de artes.

Foram realizadas também visitas a outros campus universitários bem como ao Centro Cultural Gabriela Mistral, cuja proposta é o retrofit de um edifício modernista, que sediou parte da ONU nos anos 70,  e ao Templo Sulamericano da fé Baha’i, cuja arquitetura, cheia de simbolismo, cria um espaço completamente diferenciado na paisagem da cordilheira dos Andes.

Como a temática do TCC do curso de Design é o Restaurante, foi realizada uma refeição no Restaurante Mestizo, famoso não só pela gastronomia como pelo projeto arquitetônico, localizado no Parque Bicentenário, um exemplo de projeto paisagístico e de recuperação de áreas degradadas. Foi feita outra visita, pelo seu aspecto cultural, a uma das Casas de Pablo Neruda, um dos mais importantes poetas latinoamericanos.