O jornalista e crítico literário Geraldo Galvão Ferraz participará do desfile da escola de samba santista X-9, que terá como tema a vida de Pagu (1910 – 1962). Ferraz desfilará na ala do Bar Regina, local freqüentado por Pagu e reduto de intelectuais e da boemia santista nos anos 50.

O tema foi desenvolvido a partir da biografia escrita por Lúcia Maria Teixeira Furlani, que retrata a vida da jornalista, militante política e mulher precursora. A X-9 é a escola de samba mais antiga do Estado de São Paulo e a quarta do País, tendo originado a X-9 paulistana.

A educadora e escritora Lúcia Teixeira Furlani também será destaque no carro abre-alas, encarnando a musa libertária. Seu figurino é inspirado em roupas de Pagu de 1929, época glamourosa em que surge no Modernismo, por intermédio do escritor Oswald de Andrade e da artista plástica Tarsila do Amaral. Tarsila e Oswald formavam o casal mais badalado e admirado da alta sociedade paulistana e orientaram a carreira de Pagu, inclusive vestindo-a e penteando-a. Nesse período, Oswald vive um caso de amor com Pagu e deixa Tarsila. Outros convidados ilustres no desfile da X-9 são os atores globais Alexandre Borges, Júlia Lemmertz e Paulinho Vilhena.

Lúcia considera que “ter Pagu no carnaval santista é cantar sua paixão pela liberdade e seu pioneirismo por meio da voz mais autêntica do povo, unindo a alta cultura e a cultura popular. Além disso, estamos em um momento especial de luta: de retomada do carnaval santista, que ficou parado por cinco anos e de retomada do papel de vanguarda cultural e política que a cidade e a região sempre desfrutaram, em âmbito nacional”.

O enredo fala também da Pagu introdutora da soja no Brasil, de sua militância política (foi a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos, na greve dos estivadores, em Santos), do teatro amador, além de citar o Bar Regina, que Pagu freqüentava, reduto de intelectuais e da boemia santista nos anos 50.

Pesquisas – Lúcia Maria Teixeira Furlani dedicou-se, a partir de 1988, ao resgate da memória de Pagu, produzindo livros e documentário premiados (Pagu-livre na imaginação, no espaço e no tempo”, “Croquis de Pagu”), utilizados por autores de minissérie de televisão, peças de teatro e livros, além de ter contribuído para que o Poder Público desse o nome de Patrícia Galvão ao Centro de Cultura de Santos. Lançará em abril outro livro, a fotobiografia de Pagu, fartamente documentada e com muito material inédito.

A Universidade Santa Cecília, de Santos, participa e colabora de diversas formas para o carnaval da X-9. Além da edição dos livros que embasaram o enredo “Eh Pagu eh, paixão de fazer doer”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato di Renzo, também professor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta, haverá uma ala que representa a atividade de Pagu como jornalista, composta por alunos, professores e funcionários.

Os figurinos criados por Ademir Fontana para essa ala terão confecção, arte e acabamento das fantasias a cargo dos professores Fátima Alves Barroso e Camila Gonçalves, do Curso de Gestão de Negócios da Moda e Gilson de Melo Barros, de Artes Plásticas, sendo confeccionadas no Atelier de Moda, com a participação de alunos do Curso.

Para o presidente da X-9, Leandro Chaddad, acadêmico de Direito da UNISANTA, “o espírito guerreiro da Pagu é um exemplo para a X-9, que enfrentou também dificuldades nos últimos anos e está buscando com muita garra, como Pagu, superá-las”. A X-9 é a escola recordista de títulos no carnaval santista – conquistou 22 ao longo de seus 61 anos.