Para homenagear a artista plástica mexicana Frida Kahlo pelo centenário do seu nascimento, a Universidade Santa Cecília e o Teatro Experimental de Pesquisas promovem, dias 21, 22 e 23 de junho, às 21 horas, no Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48), a estréia do espetáculo teatral “FLORKACTUS”, de Gilson de Melo Barros, encenado pelo elenco do TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da UNISANTA.

Participam do elenco: Kátia Baliano, Fabíola Nascimento, Fabiano Bezerra, Bruna Reis e João Paulo Rivera. E ainda: Aline Perrondi, Mayara Hernandez, Vera Cleto e Rosângela Ferreira.

O espetáculo aborda, de forma não cronológica, aspectos dramáticos da vida da grande pintora, como a poliomielite aos 6 anos de idade e o acidente com seqüelas irreversíveis, aos 18 anos. Aborda ainda sua contribuição para com o panorama das artes plásticas mexicanas do século XX e o casamento como o pintor mexicano Diego Rivera.

Os cenários do espetáculo, assinados por João Batista Cardoso e Ana Claudia Marinho, recriam o universo telúrico figurado na obra de Frida Kahlo.

Outro ponto forte do espetáculo é a direção musical, a cargo do ator e compositor Ale Morales, que assina também a trilha original. Durante três meses, os atores do TEP se prepararam, sob a batuta de Morales, com aulas de canto para interpretar canções extraídas do repertório popular mexicano.

Os figurinos, criados por Gilson e desenvolvidos pelos integrantes do elenco, foram inspirados nos trajes das mulheres tehuanacas (sul do México – província de caráter matriarcal).

Os ingressos para as apresentações do espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (R$ 10,00 e R$ 5,00). Recomendado para maiores de 14 anos.