“Se fosse para dar uma nota de 0 a 10 para a importância que o curso teve na minha vida, daria 11!”, afirma Bárbara Andressa Barros Leite, ex-aluna do curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Bárbara é um dos talentos Unisanta que estava presente no dia 31/1, na solenidade de abertura do ano letivo, oportunidade em que foram homenageados alguns dos ex-alunos dos cursos de graduação.

Bárbara formou-se ano passado em Artes Visuais e atualmente trabalha na Pinacoteca Benedito Calixto, onde também era estagiária enquanto universitária. Recentemente, lançou um livro escrito e ilustrado por ela mesma, chamado “Branquinha – A História do Casarão Branco”, publicado pela editora Comunnicar, destinado ao público infanto-juvenil.

O livro conta a história do Casarão Branco e todos os desafios, descaso e depredação que o edifício sofreu por longos anos, antes de tornar-se a Pinacoteca Benedito Calixto. A publicação tem o Casarão Branco como personagem principal e narrador.   Pode ser adquirida na Pinacoteca, na livraria Realejo e na Porto das Letras.

No dia do lançamento da obra, a filha do barão do café Francisco da Costa Pires e ex-moradora do casarão Edith Pires Gonçalves Dias, estava lá para prestigiar Bárbara. Foi Edith quem fez o prefácio do livro. “Tenho que parabenizá-la pela rica inspiração, associando o texto às lindas aquarelas, contribuindo sobremaneira para a beleza e certamente para o sucesso de seu trabalho, bem como maior compreensão de seus leitores mirins. Que Deus a ilumine para que outros trabalhos literários surjam de sua inspiração privilegiada e de seu amor ao belo”, afirmou Edith.

Bárbara disse que a ideia do livro é conscientizar o público infanto-juvenil sobre a importância da preservação do local. Ela pretende se especializar na área de Museologia e continuar as pesquisas sobre as histórias dos edifícios e monumentos de Santos, a fim de publicar mais livros sobre eles e conscientizar os leitores.

Confira abaixo um pouco mais sobre o livro:

Branquinha

branquinha 2