O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais apresenta a partir desta sexta-feira (11) às 19h, no Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre, a mostra 30x Niemeyer, que apresenta maquetes de obras icônicas do gênio Oscar Niemeyer, feitas por alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecilia (Unisanta) e de várias instituições do País.

Os alunos projetaram a maquete do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP). A edificação fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi fundada na década de 50 e já foi utilizada como prédio do Detran. O projeto foi elaborado no programa AutoDesk Fusion 360 e depois passado para impressão no InovFabLab da Unisanta. Os estudantes participantes foram: Pedro Enrique Beirão Soares, Gabriela de Almeida Silva, Gabriella Palavicini, Willian Anastacio Cruz e Ysabelle Oliveira Matias, tendo Aguinaldo Secco como professor responsável.

Segundo o Presidente do Instituto, Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do arquiteto – ao mostrar um conjunto expressivo do gênio Niemeyer, cumprimos o papel histórico de preservar seu legado humanístico e sua arte, reconhecida em todo mundo. A exposição segue em cartaz até o dia 18 de outubro.