Araquém Alcântara, autor de 53 livros de alta qualidade, afirma que Dennis faz poemas visuais com suas fotos. A mostra será de 7/11 a 6/12, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Santos.
Fotógrafo, jornalista e designer (formação realizada nos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia, da UNISANTA), o santista Dennis Calçada vai realizar sua primeira exposição individual intitulada “Alaya”.
A vernissage para convidados será no dia 6 de novembro, às 18 horas, e, a partir do dia 7, todos poderão acompanhar a mostra que ficará em exibição até 6 de dezembro, exceto aos sábados e domingos, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Santos.
Alaya, que no sânscrito significa morada interior, tem o objetivo de fazer o espectador não apenas contemplar, mas mergulhar e se reconectar com o seu eu interior, assim como buscamos quando procuramos contato com a natureza, por intermédio das 18 imagens expostas em preto e branco, todas em alta qualidade de impressão fine art realizada pela Terra Brasil Fine Art.
O tema foi pesquisado e produzido por Dennis Calçada desde 2016, quando se interessou pelo assunto e enxergou uma oportunidade de dizer, com a fotografia, a importância de equilibro e conexão entre homem e natureza. Nesse período o fotógrafo andou e registrou esse ambiente de florestas e mata fechada em lugares como Bonito-MS, Foz do Iguaçu, Pantanal (de Miranda e Nhecolândia), Tiradentes, Ilha Grande, Paraty e Ilha do Cardoso, em Cananéia.
Primeira mostra
“Entrega, paciência e comprometimento na busca pelo melhor. Assim costumo trabalhar e assim foi realizado Alaya. Por ser a primeira exposição, o desejo, desde o começo, foi fazer um conteúdo com qualidade. Podemos dizer que é meu cartão de visita no mercado da fotografia, além do respeito por quem for conferir o meu trabalho”, declarou Calçada, que em outubro, teve uma foto pré-selecionada para concorrer em dezembro com fotógrafos do mundo todo no conceituado concurso da lensculture, o Black & White Photography Awards.
Araquém, ícone da fotografia
Com 48 anos de experiência, referência na fotografia e profundo conhecedor do tema natureza e cultura brasileira, Araquém Alcântara, que faz a curadoria da exposição, fala sobre a proposta e trabalho do fotógrafo santista e sobre esta sua nova área de atuação:
“Dennis, apesar do pouco tempo na fotografia autoral, já tem a consciência da linguagem que escolheu, já sabe o que quer fazer e o que dizer com a fotografia. Não se deixa mais engolir por essa enxurrada de banalidades, por essa necessidade moderna de parecer brilhante e original em pouco tempo. E isso é muito promissor. Dennis vai investigando sem pressa, castigando os olhos nas formas, linhas e volumes do grandioso mundo deste jardim planetário”.
“A maioria dos aprendizes se perde no emaranhado de obstáculos que a fotografia de natureza impõe: falta de mercado, carência de ensino profissional, equipamentos e viagens dispendiosas, condições adversas, e, principalmente, a falta da impulsão criativa que nos leva a perseverar. Neste gênero da fotografia é preciso descondicionar o olhar, transver a realidade, buscar a quintessência”.
“Com este seu Alaya, Dennis revela o espírito criador que habita a floresta intocada, a beleza do sagrado nas pequenas coisas, o brilho da luz que conversa com as formas da mata escura”.
“Ele escolheu um caminho difícil para o seu primeiro ensaio, fotografar a floresta em preto e branco. A profusão de cores que ela reverbera quase exige a fotografia colorida, mas Dennis seguiu o caminho contrário e nos surpreende com imagens de forte impacto visual, como se a floresta fosse iluminada contra um grande “cosmo” negro ou um fundo estático de estúdio ou de teatro”.
“Ele nos transporta para o terreno da magia com uma composição original e criativa. Seu trabalho nos demonstra, sem sombra de dúvida, que temos um novo fotógrafo na cena. Um fotógrafo que faz poemas visuais, um poeta que veio para frutificar”.”
“Bem-vindo, Dennis, ao mundo dos que transformam o banal em invenção”, comentou Araquém, que ao longo da carreira tem 53 livros publicados”.
Mostra Fotográfica Ayala
Entrada: Gratuita
Local: Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – Vila Nova, Santos – SP)
Data: De 07\11 a 06\12
Horário: das 8h às 18h
Venda: Interessados em adquirir os quadros expostos devem entrar em contato direto com o fotógrafo Dennis Calçada pelo (13) 99775-6524 e\ou contato@denniscalcada.com.br