Participaram os ilustradores e ex-alunos da Unisanta Leandro Altafin, Paulo Siqueira e William Liberto

O evento “Conexão: Histórias em Quadrinhos” ocorreu na última terça-feira (23),  na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília. Entre as atrações estavam uma mesa com jogos, exposição de bonecos, action figures (figuras de ação) e publicações como livros e revistas em quadrinhos, bate-papo sobre o universo das histórias em quadrinhos, contando, por exemplo, como surgiu, como é feito e quais são as técnicas mais utilizadas. Houve a participação dos ilustradores e ex-alunos da Unisanta, Leandro Altafin, Paulo Siqueira e William Liberto.

Currículos

Leandro Altafim se formou em Produção Multimídia pela Universidade Santa Cecília em 2011 e concluiu em 2015 a pós-graduação em Comunicação Estratégica e Marketing. Foi também professor de mangá na Secretaria de Educação de Santos entre abril de 2007 e julho de 2011 e está na Secretaria de Cultura de Santos desde fevereiro de 2011. É coordenador do Projeto Mangarte, introduzido pela Secretaria de Cultura de Santos, no ano de 2011 como curso pertencente ao projeto Fábrica Cultural, cuja duração é de três anos. O projeto visa à formação cultural e ou profissional na área de Histórias em Quadrinhos Japonesas, entendendo partes teóricas, práticas e cultura pop do país dos Mangás para tal formação.

William Liberto é formado em Produção Multimídia pela Universidade Santa Cecília e possui especialização na área de ilustração, entretanto usa sempre técnicas de design. Possui facilidade em criar artes em movimento tanto no personagem quanto no cenário. Seu traço é no estilo de quadrinhos americanos. Faz arte concept de personagens, cenários e storyboard.

Paulo Siqueira é formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Santa Cecília. Atua profissionalmente como desenhista/arte-finalista desde 2003. Com trabalhos publicados pelas editoras Avatar Press, DC Comics, Dynamite Entertainment, Marvel Comics e Zenescope Entertainment.

Paulo já trabalhou em diversas revistas da DC Comics e também da Marvel, em especial da Família Homem-Aranha, entre outros títulos de diferentes núcleos da Editora. Mais recentemente, trabalhou na DC Comics nas revistas Convergence: Justice Society of America, Titans Hunt e desenhou os layouts para a edição de estreia da revista Wonder Woman após o evento DC Universe: Rebirth. Na Marvel, desenhou um arco de A-Force e uma história de Amazing Spider-Man para o Free Comic Book Day 2017. Além de ser talentoso desenhando artes internas, também é celebrado capista.

Sua primeira ilustração de capa publicada no Brasil foi em fevereiro de 2007 na Panini com a edição número 32 de Novos Titãs. Sua ilustração mais recente é a edição número 2 de Venom (Panini) em outubro de 2018. Possui trabalhos publicados nos sites das empresas por onde passou.