O projeto contemplará a parte administrativa, educacional, esportiva e clínica terapêutica, segundo o presidente da APAE Iguape.

O Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está projetando o novo prédio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Iguape. O projeto, do qual  participaram as recém-formadas Juliana Andrella Vassallo e Raíssa Hoppen,  foi continuado pelo aluno Matheus Jordão David Silva, sob a supervisão dos arquitetos Ana Paula dos Santos Nascimento, Evandro Guardia e do coordenador mestre arquiteto André de Freitas.

Tudo começou com a estagiária do Escritório Modelo e aluna de Arquitetura, Raíssa Hoppen, que realizou seu Trabalho Final de Graduação sobre um antigo hospital de Iguape abandonado e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A  APAE  Iguape utiliza um prédio anexo a esse hospital e a grande área de terreno remanescente onde todo esse imóvel está localizado,  de propriedade do município de Iguape, será doada à  APAE.

A aluna Raíssa Hoppen,  em contato com a direção da APAE Iguape para obter informações dos imóveis,  acabou sabendo das necessidades de infraestrutura predial da instituição.  Então,  apresentou sua ideia à APAE e ao Escritório Modelo, que se prontificou a fazer o projeto arquitetônico, enquanto  a equipe da engenharia civil se ofereceu para elaborar o projeto estrutural.

O projeto para construção da sede da APAE Iguape contempla toda a parte administrativa, educacional, esportiva e clínica terapêutica. Segundo o presidente da APAE Iguape, Marcos Aurélio Arantes Lavoura, a entidade objetiva aumentar o atendimento externo e interno com a construção da sede própria.

“A expectativa é de que a inclusão da pessoa com deficiência não decorra apenas de sonhos e de leis, mas de atitudes que afirmam uma opção concreta de vida. A construção da sede em um espaço adequado, com um centro de apoio à pessoa com deficiência, atende à proposta de educação inclusiva.  Esta obra garantirá salas de multimeios, sala de informática, oficinas terapêuticas que continuarão a proporcionar um espaço de aprendizagem e conhecimento nas diversas áreas cognitivas”, conta Marcos Aurélio, que conclui o raciocínio.

“Com a Escola e a clínica terapêutica em prédio adequado visamos ao atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla e aos seus familiares, residentes no município de Iguape”, termina o presidente da APAE Iguape.