Na oportunidade, foram entregues os troféus da FUPE à Fefesp e à Faculdade de Engenharia da Universidade, campeões estaduais do Estado de São Paulo, em 2013, e divulgadas as informações sobre os Jogos Unisanta, que serão realizados em agosto.

A apresentação do livro do jornalista Paulo Rogério, “2002, de Meninos a Heróis” , na última quinta-feira (10/4), às 19 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve outras atrações: um debate com o técnico e ex-jogador Emerson Leão e informações sobre os XXXI Jogos Unisanta, que foram transferidos para o período de 11 a 29 de agosto, devido ao calendário da Copa do Mundo. As inscrições para os Jogos Unisanta ficarão abertas de 14/4 a 12/5.

Mais de 30 atléticas universitárias foram convidadas para o encontro realizado na Rua Cesário Mota, 8, quarto andar, Bloco E da Universidade.

Os troféus da Fupe entregues no início da reunião, foram conquistados no final de 2013, no campeonato promovido pela Fupe (Federação Universitária Paulista de Esportes). Na oportunidade, a Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (FFESP) ganhou o troféu de campeã de futsal masculino e de handebol feminino, enquanto a Engenharia da Unisanta foi campeã em basquete masculino, na modalidade 3 X3, e no basquete tradicional feminino.

A transformação do Santos FC

O jornalista Paulo Rogério esteve presente na noite dedicada ao esporte. Seu livro “2002”, de Meninos a Heróis, retrata a maior transformação vivida pelo Santos em sua fase centenária. Leão foi campeão brasileiro de 2002 pelo Santos FC, vice-campeão da Taça Libertadores da América também com o Santos (perdeu a final para o Boca Juniors) e também foi vice brasileiro, perdendo o título para o Cruzeiro.

Paulo Rogério retrata o período entre a maior derrota sofrida pelo Santos e a conquista do título mais improvável. Mostra a eliminação do Campeonato Paulista de 2001 para o Corinthians, com um gol sofrido a 10 segundos do fim da partida, chegando ao Campeonato Brasileiro de 2002, quando um time rejuvenescido e desacreditado conquistou o título nacional e devolveu ao Brasil a esperança da reedição do futebol-arte.

A história é contada pelos responsáveis pela construção e execução dessa transformação. Entre os entrevistados estão Marcelo Teixeira, Emerson Leão, Celso Roth, Fábio Costa, Alex, Léo, Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego, Robinho, Alberto, Robert, William, Rogério, Deivid, Carlos Eugênio Simon, torcedores, jornalistas, dirigentes, entre outros.

Produção e campanha de financiamento

O livro começou a ser idealizado em julho de 2009, durante a produção de uma matéria a respeito dos 15 anos do tetracampeonato da Seleção Brasileira. Sem nenhum motivo aparente, Paulo Rogério começou a idealizar como ficaria a matéria que contaria os 10 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 pelo Santos, a ser publicada em 15 de dezembro de 2012.

Ao reunir todos os elementos que envolveram a conquista (clube sem dinheiro, time desacreditado, goleiro titular sofre contusão grave e fica fora da primeira fase, a revelação Robinho, a contusão de Diego na final e a decisão mais ‘longa’ da história dos campeonatos brasileiros), o jornalista entendeu que a conquista renderia um livro, desde que a história fosse contada pelas pessoas que a construíram ou dela participaram de alguma maneira. Em contato com o editor da Realejo Livros, José Luiz Tahan, Paulo Rogério foi convencido a executar a obra.

A produção contou com recursos do próprio autor e a colaboração de amigos e assessores de imprensa para a viabilização das entrevistas. Quase todos os depoimentos foram colhidos pessoalmente, com viagens do autor às cidades onde estavam os personagens. Para isso, Paulo Rogério realizou entrevistas em Santos, São Paulo, Jundiaí, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Itumbiara.

A viagem a Itumbiara é um capítulo à parte. Paulo Rogério, acompanhado de Cristiane, sua esposa, embarcou em um ônibus em Santos no fim da tarde de um sábado e chegou à cidade goiana na manhã de domingo. Da Rodoviária seguiu para a concentração do Itumbiara, onde encontrou o volante Paulo Almeida, capitão do Santos de 2002. A viagem de retorno teve início somente na noite daquele domingo, com chegada a Santos na manhã de segunda-feira.

Outro fato curioso foi a entrevista com Robinho, quando o autor pegou uma carona (literalmente) com o jogador que, à vontade, concedeu a entrevista como se estivesse conversando com um amigo de longa data.

Viabilizar o livro é uma história que renderia uma nova obra. Ficou decidido que ‘2002’ seria viabilizado por meio do sistema crowdfunding, ou seja, por meio de contribuição coletiva. A campanha entrou no ar, pela internet, no dia 1º de julho, com o valor de R$ 15 mil a ser atingido em um período de 60 dias. Houve um grande esforço por meio da mídia e das redes sociais e o valor foi alcançado no dia 30 de agosto de 2013, a dois dias do encerramento do prazo. A campanha foi finalizada no dia 1º de setembro, com R$ 15.400,00 atingidos.

Sobre o autor

Paulo Rogério é jornalista desde 1998, embora tenha contato com os microfones das emissoras de rádio desde os 9 anos de idade, quando participava de programas evangélicos pela Rádio Clube de Santos. Formado pela Universidade Católica de Santos, trabalhou nas rádios Atlântica e Cacique de Santos, Santa Cecília TV, CNT e desde 2002 é repórter dos jornais A Tribuna e Expresso Popular, pertencentes ao Sistema A Tribuna de Comunicação, onde passou pelas editorias de Esportes, Geral (Expresso Popular), Jornal Motor e Cidades. Participou ativamente da cobertura do título brasileiro conquistado pelo Santos em 2002.

IMG_3928 IMG_3950 IMG_3965 IMG_3970 IMG_3971 IMG_3976 IMG_3979 IMG_3982 IMG_3992 IMG_3997IMG_4056 IMG_4076 IMG_4086 IMG_4090