A ação integra os projetos Lugares de Aprender, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola, oferecido pela Sec. de Educação do Estado de SP, que oferece aos estudantes visitas gratuitas a museus, centros, parques e institutos de arte e cultura

No dia 16/4, o Programa de Educação Ambiental Eco Pólis, mantido em parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta)  e a Dow Brasil, recebeu a primeira visita de crianças de escolas estaduais pelo Projeto Cultura é Currículo, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Iniciando as atividades desta parceria entre o Eco Pólis e a FDE, a Escola Estadual Marquês de São Vicente levou 31 crianças do 6º ano. O Programa receberá cerca de seis escolas por mês, com a visita de até 40 alunos. Até o final do ano, mais de mil alunos das escolas estaduais da Baixada Santista passarão pelas instalações do Projeto.

Para o coordenador pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensino de Santos, Marcelo Suwabe, a parceria da FDE com o Eco Pólis é uma grande oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento fora da sala de aula. “Esse projeto da FDE é muito importante para ampliar o conhecimento do aluno. Aqui no Eco Pólis eles podem ter acesso direto, ou seja, tocar, vivenciar e sentir, o que muitas vezes em sala podemos apenas mostrar nos livros”, disse Suwabe.

A programação do Projeto da FDE ainda inclui outras seis instituições da Baixada Santista: o Museu do Café, a Pinacoteca Benedito Calixto, as unidades do Sesc de Bertioga e de Santos, o Museu de Ciências Naturais, de São Vicente e o Parque Estadual da Serra do Mar.

Do total de estudantes beneficiados, 4.920 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Santos e 4.440 frequentam instituições administradas pela Diretoria Regional de Ensino de São Vicente.

Sobre o Cultura é Currículo – Iniciado em 2008, o Cultura é Currículo foi concebido de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). O programa é composto por três projetos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais como museus e parques; Escola em Cena, que leva alunos para apresentação de peças teatrais e espetáculos de dança; e O Cinema Vai à Escola, voltado a exibições de filmes nas unidades que oferecem Ensino Médio. Somente no ano passado, foram atendidos cerca de 1 milhão de estudantes.