É carnaval, mas para alguns colaboradores cecilianos, o batente segue firme nestes dias de folia. Além daqueles que estarão de plantão na instituição, existem dois casos que merecem nossa especial atenção. Afinal, eles vão à labuta literalmente em plena folia.
No Rio de Janeiro, a professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), Adriana Lucena, a Drika, será, pelo sexto ano consecutivo, julgadora do quesito fantasia nos desfiles de domingo (14) e segunda (15) das superescolas de samba do Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Ela estaráno módulo 3.
Em 2009, mesmo se atendo especificamente ao seu quesito (fantasia), a professora santista atribuiu notas que se adequariam perfeitamente ao desempenho global das escolas. Escolas como Acadêmicos do Salgueiro e Beija-Flor, que tiveram nota dez em sua avaliação, obtiveram as primeiras posições, enquanto Império Serrano e Padre Miguel, com perda significativas de décimos em seu julgamento, acabaram rebaixadas (Império) ou quase (Padre Miguel) .
“Como julgadora tenho que me ater ao que o meu quesito exige da escola e do carnavalesco, sem levar em conta quaisquer outros aspectos”, afirma. Ela apenas salienta que é preciso sempre usar o bom senso. ”Você não pode penalizar uma escola por um fato isolado. Digamos que em determinada ala, em meio ao desfile, um componente perca seu calçado ou chapéu. Isso não implica em descontar pontos. Já em uma situação que envolva um número significativo de componentes a situação é diferente”, justifica.
Drika começou a se envolver com o julgamento das escolas de samba na década de 90, ainda em Santos. “Em 1996, fui jurada em Santos, qualificando-me entre os 40 melhores de um grande número de candidatos. Nos anos seguintes, atuei em outras cidades da região. Tomei gosto pela coisa e comecei a buscar um lugar onde considero ter o maior desfile de escolas de samba do mundo, o Rio de Janeiro.
Indaguei das pessoas responsáveis, enviei currículo e, finalmente, despertei interesse da Liga. Fui chamada para o primeiro curso e, desde então, tenho buscado me aprimorar naquilo que faço como julgadora da Liesa".
RITMISTA – Já o auxiliar administrativo Adelson Reis dos Santos, do Setor de Estágios, estará na Passarela Drauzio da Cruz, na Zona Noroeste, em Santos, como ritmista da Escola de Samba X-9, pelo quarto ano.
Filho de família xisnoveana, Adelson mantém viva a tradição. “Há quatro anos comecei na escolinha de percussão da escola e optei pelo surdo de marcação, instrumento que mais me agrada em uma bateria, pelo som forte e marcar o compasso. É uma vibração só, a mais pura emoção”, garante.
Adelson, que tem irmãs e outros familiares em alas da X-9, diz que o seu grande momento na Magia Xisnoveana, nome dado à bateria da escola, ocorreu há dois anos. Foi quando vencemos com o enredo sobre o Plínio Marcos. Naquela oportunidade, a bateria e toda escola entraram forte na avenida. Não tinha como não vencer”, diz cheio de orgulho, o jovem discípulo do Mestre Gugu, responsável pelos ritmistas da Magia.