Até 8 de setembro o público poderá conferir a exposição Professores Artistas, na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. Os expositores são docentes do curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Além de professores, alguns artistas são ex-alunos da Universidade.

A mostra conta com cerca de cinquenta obras, entre elas: fotografias de Eduardo Ricci, que apresentará caos urbano a partir das esquinas de Santos, São Paulo e Buenos Aires, e Luiz Nascimento, que mostrará cinco fotos de temas sociais e arquitetônicos.

O premiado cartunista DaCosta, reconhecido internacionalmente, apresentará desenhos de técnica mista – memória gráfica – com pinturas e colagens. Também constam na mostra pinturas em telas de 1X1 com temáticas voltadas à observação da natureza, de Gilson de Melo Barros; além da arte contemporânea de Pio Santana, que mostrará o texto enquanto obra de arte, utilizando espelhos.

A exposição mostrará também técnicas mistas (desenho e gravura) de Ana Kalassa, que utilizou folhas de livros antigos árabes (alguns de poesia e outros de oração da igreja ortodoxa), com sobreposição de imagens, e Lídice Moura, com gravuras em metal e técnica mista com o tema Varal. Beatriz Rota-Rossi apresentará quatro quadros da série demolições, confeccionados com elementos em comum a partir da observação dos casarões antigos de Santos que foram demolidos para dar lugar à prédios modernos.

Gravuras em côncavo obtidas através de matrizes de metal é o estilo do trabalhado de Márcia Santtos. Já Vlaidner Lima apresentará trabalhos na linguagem arte urbana, através de estêncil, pôster arte, cartazes lambe-lambe e stickers; Elver Savietto mostrará esculturas confeccionadas em cerâmica cuja temática abrange a redução de árvores em nossa cidade e em toda Baixada Santista, em detrimento ao aumento no número de casas e prédios e à redução de pontos verdes da cidade. Márcia Okida exibirá ampliações digitais (cartazes feitos na linguagem do design gráfico) de Haicais (poesias japonesas).

A aberturaaconteceu dia 25/8,às 19h30 e com a performance Pedra Embrionária do Meu Ser, da professora Erika Karnauchovas. A mostra estará aberta até 8 de setembro, das 14h às 18h. O endereço é Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos.