A atriz Denise Fraga, personagem do quadro Retrato Falado, do Fantástico, da Rede Globo, e seu marido, o diretor de cinema Luiz Villaça, participarão de um bate-papo, na próxima quarta-feira (24), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sobre a inter-relação teatro e cinema. A conversa terá início com a exibição de um trecho do filme Por Trás do Pano, dirigido por Villaça e com Denise no elenco.

A atividade faz parte das comemorações do quinto aniversário do Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA. Antes do bate-papo, será apresentado, às 19h30, no anfiteatro do bloco E da Universidade (4º andar), o espetáculo multimídia Vontade de Ver, sobre a experiência do cinema. Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube e a professora da UNISANTA, Márcia Okida, contarão a história do cinema desde as pinturas rupestres até os recursos modernos usados nos dias atuais.
Na seqüência os interessados poderão visitar o Cineclube e acompanhar a 1ª exibição de um curta em 16mm na Sala Maurice Legeard de Cinema. O filme é Nunc Et Semper, de José Roberto Torero .
O Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA, considerado pelo Centro Cineclubista de São Paulo o mais atuante do interior do Estado e o único com site informativo (http://www.unisanta.br/cineclube), dá continuidade à sua programação especial, no dia 25, às 19h30, com mesa-redonda sobre o Vídeo Haiku (baseado em Haicas, poemas japoneses), com o professor e pesquisador de cinema da USP, Almir Almas. A entrada é franca.

Arte Processual – Cinema e a Composição da Imagem é o tema do bate-papo agendado para o dia 26, com a presença do documentarista Paulo Alcoforado e do artista plástico Renato Nery.
No dia 27, o coordenador do Cineclube, Eduardo Ricci, falará sobre Música Como Personagem no Cinema e no dia 28, a professora Márcia Okida falará sobre a Cor no Cinema.

Encontro Estadual de Cineclubes

No mês de julho, o Cineclube da UNISANTA será sede do Encontro estadual de Cineclubes. São Paulo será o primeiro estado a organizar seu encontro, que não acontece há 15 anos,na atual rearticulação do movimento cineclubista, segundo Eduardo Ricci.