Curta Vila Belmiro será apresentado no encerramento das comemorações do TEP 30 anos de Unisanta

214

Além da apresentação do curta, cartazes e croquis de figurinos estão expostos nas Bibliotecas  Central e da Saúde da Unisanta, até o dia 14.

Encerrando a programação especial que comemora os 30 anos de parceria entre o Teatro Experimental de Pesquisas e a Universidade Santa Cecília (Unisanta), será apresentado, no próximo dia 14 de novembro, o curta metragem Vila Belmiro, às 20 horas, no Cineclube Lanterna Mágica, Rua Cesário Mota, 8, no Bloco E – 5º andar.

O curta foi desenvolvido na amplitude dos trabalhos realizados pelo do TEP-Unisanta, com a colaboração de alunos e professores da Unisanta, tendo como protagonista a atriz santista Bete Mendes e direção de Gilson de Melo Barros.

Vila Belmiro aborda o período da ditadura militar na cidade de Santos sob o ponto de vista de sua heroína, Dona Jacirema, às voltas com o período e a criação de seus quatro filhos. Contou para o roteiro, assinado pelo diretor do curta, a colaboração sempre presente na história do grupo da professora Beatriz Rota Rossi que, com seus relatos vivenciais sobre o período, trouxe ao trabalho sequências quase prontas, já desenhadas, a história viva.

Como a filmagem do Vila foi realizada após a montagem do espetáculo que levava o mesmo nome, Vila Belmiro, encenado pelo grupo no ano anterior, vários integrantes do teatro migraram para a produção do curta. Do elenco, Vanise Peixoto, Raquel Rollo e Zellus Machado, somando-se a outros do grupo frequentadores, Miguel Hernandez, André Lehaun, Valentina Rezende, Thomaz Junior e Zeca Sampaio, autor também das músicas do trabalho, no curta interpretadas por Déborah Tarquínio e Cida Moreira, especialmente convidada para este trabalho.

Além das músicas do Zeca, a trilha do curta deve ser observada com atenção. Criada pela DJ Wagner Parra, antigo colaborador do grupo que mixava música clássica com o mais pesado rock, a trilha passa de Vila Lobos e Gilberto Mendes a citações de Beatles e MPM e radinho de pilha…

Luciano Busto Garcia, da TLC Produções, responde pela direção de fotografia, captação das imagens e som, edição e tratamento final, a quem é creditado todo o artesanal do trabalho, fartamente registrado pela fotógrafa Biga Appes, que documentou passo a passo, sempre tentando reproduzir o ponto de vista da câmara filmadora.

O trabalho foi apresentado no IV CURTA SANTOS, levando o prêmio de melhor atriz para Bete Mendes e Acuidade Técnica para Luciano Garcia, e, no mesmo ano,  participou do XX Festival de Cinema da Bahia, na semana dos realizadores.

Exposições – Em comemoração a essa data também estão abertas para visitação, até o dia 14/11, duas exposições nas Bibliotecas da Unisanta. Na Central, estão 30 cartazes produzidos para espetáculos montados pelo grupo nos últimos 30 anos, a maioria criada pela coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta e colaboradora do TEP durante este tempo, profa. Márcia Okida. Às obras da docente, somam-se criações desenvolvidas pelo designer Rafael Branco, e pela parceria Gilson Barros e Tales Ordakji.

Na Biblioteca da Saúde são exibidos croquis de figurinos criados por Gilson de Melo Barros para espetáculos de diretores parceiros do TEP – Miguel Hernandez, Ludmilla Corrêa, Neyde Venezino, Platão Capuro e Simone Soffredini. Também faz parte desta exposição a mostra de oito figurinos criados para espetáculos montados pelo TEP, com criações assinadas por Gilson e arte de Lindalva Parolini.