O vídeo – documentário Renata, extraído do livro Revolution 9, do Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, terá exibição especial no último dia do 7º Curta Santos, numa homenagem póstuma ao cineasta Rudá de Andrade, diretor do filme. A exibição acontece no dia 19, às 15 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto.
Na oportunidade, haverá um bate-papo sobre o tema do festival desse ano – Cultura, luz nas trevas, com a participação do maestro Gilberto Mendes e personalidades da área de Cultura da cidade.
Sucesso de público e de critica, o vídeo Renata foi lançado em agosto de 2002, sendo produzido numa parceria entre a Unisanta e a TV Cultura.
Obra de fôlego – Grandes nomes do cinema, teatro e da música deram forma à versão cinematográfica de Revolution 9, uma obra de fôlego de Marcelo Teixeira, nascida a partir da leitura atenta dos diários da nadadora Renata Câmara Agondi, falecida em uma tentativa de travessia do Canal da Mancha, um braço de mar de 33 quilômetros de água gélida e escura entre a Inglaterra e a França, em 1988.
O livro ganhou as telas em produção enriquecida pelas atuações de dois grandes expoentes da dramaturgia nacional, Renato Borghi e Esther Góes. Livio Tragtenberg é quem assina uma trilha sonora especialmente composta para o filme. A qualidade poética de suas peças musicais valorizam sobremaneira o desfile de imagens. Renata traz imagens em movimentos, um sem número de fotos e ainda o notável recurso da animação gráfica. Não dá para negar que George Mélies, pioneiro genial da fantasia no cinema, é uma das fontes inspiradoras do cineasta Rudá de Andrade.
O trabalho de animação de Emerson Bodadias dá vida aos criativos desenhos de Vallandro Keating, arquiteto que percorre os caminhos da arte, em traços mais que perfeitos.
“O filme é mais uma grande oportunidade de prestarmos o devido tributo a um dos maiores nomes da natação de mar aberto da América Latina”, destaca Marcelo Teixeira. O documentário foi criado a partir de uma coletânea de imagens – muitas delas inéditas – garimpadas nas mais variadas formas de mídia, reforça Marcelo Teixeira.