A Faculdade de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participará das atividades de comemoração ao 70º aniversário da Pontifícia Universidade Católica de Lima, no Peru (PUCP), onde será realizado o 1º Encontro Fronteiras – nômades gravuras latino americanas.
O encontro firmará o intercâmbio cultural entre as duas universidades através de exposições simultâneas de gravuras. A Unisanta expõe sua produção na galeria do Instituto Japonês em Lima, no Peru, e o Espaço Cultural Unisanta recebe a produção gráfica da Puc/Peru, durante os dias 14 a 30 de setembro.
Os alunos da Unisanta que terão suas gravuras expostas no Peru são: Paula Paschoal, Georgea Almeida, Denise Rodrigues, Carlos Eduardo Veríssimo, Natália Cunha, Ana Paula da Silva, Marilúcia Guilen, Laizir Escarpanezi, Gisele Goulart, Rachel Midori, Luciano Costa, Rodrigo Carvalho e as professoras: Lídice Moura, Ana Kalassa El Banat e Márcia Santtos.
O intercâmbio deve-se à aproximação de duas pesquisadoras das universidades: a professora e coordenadora da disciplina de gravura da PUC /Peru, Olga Flores, e a professora de gravura da Unisanta, Márcia Santtos, que escolheram a técnica da gravura, pois em ambos os cursos é adotada como um fazer reflexivo.
Também como parte das comemorações do aniversário, a professora da Unisanta ministrará o workshop de gravura sobre policarbonato para os alunos do curso de Artes da universidade de Lima, no período de 12 a 14 de outubro. As aulas serão de 6 horas diárias para alunos da graduação e para professores da Universidade dentro da especialidade de gravura, somando 25 pessoas.
A Curso de Artes Visuais da Unisanta – Foi a Unisanta, em 1973, que deu início ao primeiro curso de Educação Artística, o qual veio atender reivindicações de artistas e de professores da área que já lecionavam na Região. O curso foi atualizado em vários momentos, mas foi no início do século XXI que ele passou por uma reavaliação da matriz curricular, o que levou a uma atualização das disciplinas no campo das Artes e da Educação, propondo assim a mudança para Licenciatura em Artes Visuais. Dentre as disciplinas específicas nas diversas áreas das Artes Plásticas, a gravura da Unisanta é voltada à produção e à reflexão, do fazer artístico, buscando a formação do pensamento crítico do aluno frente às artes plásticas e a contemporaneidade.

A Faculdade de Artes da PUCP – A Faculdade de Artes da Pontifícia Universidade Católica do Peru iniciou suas atividades em 1939 com classes na academia de Arte católica e cujo fundador foi o professor Adolfo Winternitz. Com o passar do tempo o curso passou a denominar-se Faculdade de Artes. Em 1979 a Unesco reconheceu o método criado por Winternitz como um exemplo para escolas de Artes da América Latina e Caribe, o que gerou um convite para que a escola de Artes realizar em Paris uma demonstração de seu sistema pedagógico. Dessa forma, respeitando os princípios da linguagem artística básica, essa faculdade está em constante adequação de seus métodos de acordo com a realidade mutante do mundo das artes. A disciplina de gravura visa também nessa instituição à busca da qualidade dessa arte, através de um processo criativo/reflexivo desenvolvido por propostas artísticas na formação de mestres, profissionais e artistas gravadores.