O aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Nícollas Alessander Rocha Araujo, está entre os 94 alunos selecionados, em todo o Estado de São Paulo, para ser um parlamentar em uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado. Durante dois dias, os deputados estaduais irão ceder seus lugares no Palácio 9 de Julho aos alunos selecionados, para compor o Parlamento Jovem Paulista. A edição deste ano acontece nos dias 7 e 8 de novembro, na Capital.

O projeto “Intercâmbio Cultural entre escolas estaduais” apresentado pelo Nícollas, para o Partido Cultura, foi selecionado entre mais de 1600 projetos inscritos em todo os Estado. “O Brasil tem muita diversidade cultural entre as regiões. Eu acredito que se alunos de São Paulo pudessem passar um mês, no período das férias, fazendo atividades extracurriculares, em escolas do Amazonas ou do Rio Grande do Sul, por exemplo, entenderiam e se apropriariam das culturas desses estados também. Com isso, acredito que seja possível fortificar o sentimento nacionalista da nossa cultura brasileira”, explica Nícollas.

Na expectativa para a ida à Assembleia Legislativa, o estudante confessa ter começado a pensar em escolher uma carreira diferente para a vida. “Vão ser dias muito importantes para mim. Sempre pensei em estudar sociologia, mas não enxergava campo de atuação para essa área. Agora, com essa participação no Parlamento Jovem, acredito que seja uma oportunidade para eu praticar conceitos da sociologia na carreira política”, conta.

Parlamento Jovem Paulista – Alunos de 1º a 3º ano do Ensino Médio de todo o Estado puderam se candidatar a uma das 94 cadeiras da Assembleia. Para participar, os estudantes precisaram escolher um partido simbólico e elaborar um projeto de lei. Na Baixada, Santos lidera o número de “deputados mirins” com três parlamentares. Há representantes, também, de Praia Grande e de Peruíbe.

Veja a matéria pulicada pela A Tribuna on line com o aluno Nícollas, do Colégio Santa Cecília:

Educação, Defesa do Consumidor e Cultura: estudantes representam a Baixada Santista no Parlamento Jovem