A mostra com os 15 cartazes selecionados ficará em exposição de 4/5 a 2/6 no Espaço Expositivo Internet Livre do Sesc/Santos

Primeiro evento santista dedicado exclusivamente à criação de cartazes não publicitários, o 1º Varal do Design foi idealizado pela coordenadora do Curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), designer e artista gráfica, Márcia Okida. A mostra será realizada de 4/5 a 2/6, no Espaço Expositivo Internet Livre do Sesc/Santos. O evento valoriza a criação artística e o debate sobre o design gráfico brasileiro. “Queremos incluir Santos no roteiro nacional de exposições”, diz Márcia.

O 1º Varal do Design, cujo tema foi a cidade de Santos, teve 35 cartazes inscritos. Os trabalhos foram avaliados e selecionados por André Storlarski (designer, coordenador de comunicação da bienal de São Paulo, conselheiro consultivo da ADG Brasil); Guilherme Sebastiany (sócio-fundador da Sebastiany Branding, design estratégico); Henrique Nardi (designer gráfico, faz parte da diretoria da ADG Brasil, responsável pelo Tipocracia e professor no curso de design do Senac); Junior Lopes (artista plástico, ilustrador com diversas exposições e premiações nacionais e internacionais);sLuiz Gustavo Rodrigues (designer gráfico, sócio-diretor do estúdio Indesign); Morandini (designer, proprietário do estúdio Morandini Design); os estúdios Coletivo Action, Colletivo Design e República 325, este o responsável pela criação da arte do Varal do Design; além de André Rosário (publicitário, instrutor de multimídia e internet do Sesc/Santos) e Silvio Luiz (Animador cultural, responsável pelas áreas de cinema e cultura digital do Sesc/Santos), representando o Sesc/Santos.

Os vencedores serão conhecidos na estreia do evento. Os 1º, 2º e 3º lugares vão receber cópias impressas de seus cartazes em formato 50 x 35; do 1º ao 5º o prêmio é uma peça criada especialmente para o evento pela artista Kátia Costa; do 4º ao 15º lugares vão receber uma cópia impressa de seu cartaz no formato 50 x 35. Fora da premiação, cinco convidados especiais criaram cartazes para a mostra.

No dia 11/5 haverá a palestra A ilustração integrada ao Design Visual/Gráfico, que será proferida por Glauco Diógenes, da Associação de Design Gráfico do Brasil (ADG). No encerramento do evento, em 2/6, haverá o 1º Encontro de Designers da Baixada Santista, além de outros bate-papos com profissionais convidados em todos os finais de semana da temporada da exposição, todos nos Sesc, sempre abordando temas relacionados ao design.

Incluso no Programa de Apoio Cultural 2011, o 1º Varal do Design tem o incentivo da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Santos. A exposição é gratuita e aberta ao público. Já os interessados em participar das oficinas e dos bate-papos, atividades também gratuitas, devem fazer a reserva da vaga/cadastro pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

MAIS INFORMAÇÕES

Márcia Okida: (13) 8111-8214

mostra@varaldodesign.com.br

PROGRAMAÇÃO DO 1º VARAL DO DESIGN

MAIO

4, SÁBADO — 16 horas — INTERNET LIVRE

Abertura oficial do 1º Varal do Design: apresentação do conceito do evento

Programação e divulgação dos colocados, de 1º a 15º lugares.

Confirmar presença pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

 

11, SÁBADO — 16 horas — INTERNET LIVRE

Palestra: “A ilustração integrada ao Design Visual/Gráfico”

Glauco Diógenes, ADG Brasil.

Um dos mais versáteis e talentosos designers de sua geração. Atua como Diretor Criativo, Designer Gráfico e Ilustrador desde 2000. No encontro do 1º Varal do Design, Glauco vai abordar a sua trajetória profissional, falar sobre projetos antigos e recentes, clientes, processo de formalização de um estúdio de design e contratos; em seguida, participa de um bate-papo com o público.

Vagas limitadas. Fazer inscrição prévia pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

 Glauco Diogenes, em seu portfólio se destacam criações que figuram em publicações internacionais renomadas, tais como a série Los Logos, da editora alemã Die Gestalten Verlag (DGV); e Logo Design, da conceituada TASCHEN. Além da série ILLUSTRATION NOW 3 e ILLUSTRATION NOW PORTRAITS. Em 2005, o artista fundou a SUPERNOVA, estúdio multidisciplinar que em pouco mais de sete anos de vida já atendeu a mais de quatrocentos clientes no Brasil e no exterior. TV Globo, Coca-Cola, General Electric, Absolut Vodka, MTV, Banco Santander, Grupo Votorantim, Prefeitura de São Paulo, Sesc-SP, São Paulo Futebol Clube, Editoras Abril e Globo, Tok&Stok e Marcelo Rosenbaum, também possuem projetos com a assinatura do Designer.

 

18, SÁBADO — 16 horas — NA INTERNET LIVRE

“A desconstrução do cartaz”

Márcia Okida

Como um cartaz é criado e construído? Quais os principais elementos de composição, peso da tipografia, cores e imagem? Qual a diferença entre cartaz publicitário e de design, de cinema e teatro?

Estas e outras questões serão abordadas nesse encontro sobre cartazismo em que se abordará a história dos cartazes, sua linguagem comunicativa e terminando com alguns testes criativos e uma análise construtiva de alguns dos cartazes do 1º Varal do Design.

Vagas limitadas. Fazer inscrição prévia pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

 Márcia Okida, designer gráfico há vinte e cinco anos; idealizadora, coordenadora e professora do curso superior de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (que possui foco em design multimídia); idealizadora, curadora e organizadora do 1º Varal do Design.

 

25, SÁBADO — 16 horas — NA INTERNET LIVRE

“Busca da identidade santista em tempos modernos”

Raphael Morrone, Rui Costa e convidados

O que nos define coletivamente como santistas? A proximidade com a capital, tanto física quanto culturalmente, deixa por vezes a impressão de que cada vez mais o santista se desgarra da sua verdadeira identidade — ou melhor, será que de fato ainda temos uma? A questão é o tema de uma conversa informal com produtores de conteúdo da Baixada Santista. Bate-papo conduzido pelos convidados desta edição do 1º Varal do Design Coletivo Action.

Vagas limitadas. Fazer inscrição prévia pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

 Coletivo Action (Raphael Morrone e Rui Costa), oriundo do sentimento da vontade-acima-da-habilidade, a ACTION ladeia as bordas da cultura despretensiosa, em especial na música e design. Emprestando da tradição emocional do santista, que não se encaixa no interior, mas escala a serra pró-labore, se debruça na própria desgraça para tentar criar uma linguagem sua — aquela que não é a mais bonita da festa, mas depois da terceira dose dá pra pegar. Em termos mais concretos, fala sobre sons de matiz africana e produz design com pé no construtivismo russo. Em palavras mais bonitas, é ciganagem com soundtrack negra, impregnada da maresia do litoral sul paulista.

 

JUNHO

1º, SÁBADO — 16 horas — NA INTERNET LIVRE

BATE-PAPO SOBRE DESIGN THINKING

Como o Design Thinking pode ser absorvido por qualquer área e profissão com o objetivo de alcançar resultados mais criativos e melhores? É umas das questões que envolvem este bate-papo que, além de defini-lo, pretende abordar os modos como esse conceito pode ser usado no dia a dia, na sua empresa ou em um trabalho específico, como uma ferramenta estratégica e de criação.

Vagas limitadas. Fazer inscrição prévia pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br

 Luiz Gustavo Rodrigues, há vinte e dois anos atua como designer gráfico e há dez está à frente do estúdio INDESIGN.  É mestrando em comunicação na área de design de embalagem, professor universitários desde 1997 nos cursos de comunicação nas áreas de direção de arte, design e criação e produção gráfica.

 

2, DOMINGO — 16 horas — NA INTERNET LIVRE

ENCERRAMENTO 1º VARAL DO DESIGN: +Design: 1º Encontro de Designers da Baixada Santista

+Design é uma soma de olhares, de opinões, de formações e uma soma de profissionais e estudantes de design gráfico.  Nesse primeiro encontro —  o primeiro de muitos —  o +Design tem como objetivos:

• iniciar conversas sobre a profissão • falar sobre a regulamentação • começar a pensar em uma associação local • mostrar as diferenças e criar parâmetros para diferenciar áreas afins • iniciar preparativos, traçar metas e parcerias para o 2º Varal em 2014 • saber onde estão e quem são os designers gráficos da Baixada Santista.

Designers, tragam os seus cartões!

Convite a aberto a todos os designers gráficos da região, de formação ou profissionais por exercício da área, estudantes e professores. Fazer inscrição prévia pelo e-mail: mostra@varaldodesign.com.br