A obra é a única publicada no Brasil por um autor nacional sobre o assunto.

O Planeta Azul – Uma Introdução às Ciências Marinhas é o título do primeiro livro de Oceanografia publicado no Brasil por um autor nacional, o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o professor mestre João Miragaia Schmiegelow, e que acaba de ser publicado pela Editora Interciências.
Em 202 páginas divididas em 19 capítulos, o mestre fala sobre os aspectos geológicos, químicos, físicos e biológicos dos oceanos. A idéia de escrever sobre o assunto surgiu pelo fato de que no Brasil, a maioria dos livros foi publicada na década de 70, sendo que muitas dessas publicações consistem em originas americanos da década de 60.
O livro será apresentado ao público e à comunidade acadêmica durante o II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, que tem início nesta segunda (31), e vai até o dia 4 de junho, no Instituto Oceanográfico da USP. Será lançado também durante o VII Simpósio de Biologia Marinha da UNISANTA, que ocorrerá, de 26 a 30 julho, na Universidade.
Interessados em adquiri-lo devem acessar o site www.editorainterciencia.com.br. Em breve, o livro será vendido em livrarias.
Currículo – Miragaia Schmiegelow é mestre em Oceanografia e biólogo pela Universidade de São Paulo. Na Universidade, ministra as disciplinas de Princípios em Oceanografia, Ecologia Marinha e Ecologia Dulcícola (água doce).